Sexta-feira, 3 de maio de 2002

Por: GIFE| Notícias| 03/05/2002

Abertas inscrições para prêmio

Promovido pela Fundação Orsa, em parceria com o Ministério da Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a edição 2002 do Prêmio Qualidade na Educação Infantil está com inscrições abertas até o dia 28 de junho e premiará o melhor trabalho de cada um dos 26 estados brasileiros e também do Distrito Federal. Descobrir e divulgar as práticas inovadoras implantadas país afora é o objetivo do Prêmio, que existe há três anos e já recebeu 2.534 trabalhos. Cada um dos 27 trabalhos vencedores recebe R$ 3 mil, além de diploma e um baú repleto de livros, lápis, tinta e outros materiais de ensino. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação que for a sede onde é desenvolvido o trabalho selecionado recebe uma Kombi – que fica a serviço da rede de ensino – repleta de recursos pedagógicos, como livros, brinquedos, instrumentos musicais, entre outros. (Tribuna do Norte-RN, p. 2, 30/4)

Projeto incentiva responsabilidade social

Empresas de qualquer setor da economia e ramo de atividade de Belém vão receber descontos de até 20% nos impostos municipais se ajudarem financeiramente entidades que desenvolvem atividades sociais sem fins lucrativos. O projeto de lei que institui o incentivo, de autoria da vereadora Regina Barata (PT), será votado nas próximas sessões da Câmara Municipal e poderá ser a primeira grande iniciativa para criar dispositivos legais em Belém na área de responsabilidade social, conceito que enquadra empresas como parceiras e co-responsáveis pelo desenvolvimento social das comunidades em que estão inseridas. (O Liberal, Painel, p. 4, 30/4)

ONG para erradicar pobreza já atua no país

O Brasil passou a ser, a partir de terça-feira (30/4), o 12º país a contar com a Care, organização de origem norte-americana que trabalha com a erradicação da pobreza em seu território. Como passos iniciais no Brasil, a Care optou por trabalhar em três assentamentos em Itacaré, no Sul da Bahia, para melhorar as condições de produção agrícola e venda de produtos. Também atua no Complexo da Maré, um conjunto de 16 favelas no Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar formas de geração de renda para que a comunidade possa garantir seu próprio sustento. Na Bahia, em parceria com 12 outras entidades, a Care trabalha para aumentar a renda de 210 famílias de marisqueiros (pescadores de mariscos) e agricultores recém-assentados em projetos de reforma agrária. (A Gazeta-ES, p. 13, 30/4)

Adolescentes discutem cidadania em peça teatral

Uma exibição para convidados ontem (2/5), em Salvador, marcou a retomada do espetáculo O cidadão de papel, que reúne um elenco de 22 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, residentes em áreas periféricas da cidade. Baseada no livro homônimo do jornalista Gilberto Dimenstein, a peça faz parte de um projeto maior, também chamado O cidadão de papel, que objetiva o resgate da cidadania, por meio de ações artísticas e pedagógicas. Apresentada várias vezes no ano passado, a peça volta renovada pelos encontros semanais com todo o elenco ao longo de 2001. O projeto é uma iniciativa da Cipó – Comunicação Interativa, em parceria com a Cida Lima Produções e o curso Todo Mundo Faz Teatro, com patrocínio da Petrobras, Grupo Votorantim e Ministério da Cultura. (Correio da Bahia, p. 7, 2/5)

Prêmio Ethos-Valor

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o jornal Valor Econômico vão entregar, no dia 7, a 2ª edição do Prêmio Ethos-Valor. O evento será realizado em São Paulo, com a participação de Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos, e Celso Pinto, diretor de redação do Valor. O prêmio é um concurso voltado a estudantes universitários e tem como tema a responsabilidade social das empresas. Neste ano os organizadores receberam 185 inscrições, número 76% maior que o registrado na edição anterior. O objetivo é divulgar o conceito de responsabilidade social e incentivar o debate dentro da universidade. Após a entrega dos prêmios, haverá um coquetel de lançamento do livro Responsabilidade Social das Empresas – A contribuição das universidades, feito em parceria com a Fundação Peirópolis. (Valor Econômico, p. B1, 3/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cida Lima Produções
  • Cipó – Comunicação Interativa
  • Fundação Orsa
  • Fundação Peirópolis
  • Grupo Votorantim
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Jornal Valor Econômico
  • Petrobras
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional