Sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Por: GIFE| Notícias| 30/01/2004

Tabuleiro digital

A Petrobrás está investindo no projeto Tabuleiro Digital, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. A iniciativa, que entra hoje (30) em fase experimental, tem como objetivo colaborar para a promoção da inclusão digital. Na própria Faculdade, estarão disponíveis 20 computadores para utilização pública. O Tabuleiro Digital é um móvel, parecido com um tabuleiro de acarajé, onde está agregado um terminal de computador ligado à Internet, com software livre. (Gazeta Mercantil, 30/1 – José Pacheco Maia Filho)

Cartilha auxilia no repensar do espaço escolar

A cartilha Direitos do Estudante – Um Manual para Pais e Alunos, produzida pela ONG Protagonistés – Instituto de Protagonismo Jovem e Educação, procura incentivar a participação da comunidade para melhorar a qualidade da escola. A intenção do instituto não se limita à distribuição do material, um roteiro sobre como aplicar as sugestões na escola acompanha o manual e, em alguns casos, um representante da ONG realiza uma reunião de orientação nas instituições que solicitarem o material. A iniciativa teve como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foram impressos 500 mil exemplares patrocinados pela Fundação Telefônica do Brasil, União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras (Uniararas) e com a chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Quem quiser receber a cartilha em sua casa ou na sua escola poderá solicitá-la pelo e-mail [email protected]. (O Estado de S. Paulo, 30/1 – Igor Giannasi)

Leilão de obras rende R$ 44 mil, na festa de 18 anos da BM&F

O Leilão de 3 das 34 obras que fazem parte da exposição São Paulo 450 anos: Arte em Diálogo, produzidas por Gustavo Rosa, Gregório Gruber e Cláudio Tozzi, arrecadou R$ 44 mil. A renda será revertida à Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Em outubro, as demais obras serão também vendidas no Quarto Leilão O Artista pela Criança. O presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves, destacou a importância da expansão da responsabilidade social empresarial, demonstrada em iniciativas como esta. A iniciativa tem apoio da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). (O Estado de S. Paulo, 30/1 – Luciana Garbin)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Petrobrás
  • Protagonistés – Instituto de Protagonismo Jovem e Educação
  • Fundação Telefônica do Brasil
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
  • Fundação Abrinq
  • Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F)
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional