Sexta-feira, 4 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 04/07/2003

Biblioteca Braille permite acesso à internet

Uma parceria firmada entre a IBM Brasil e o Centro Cultural São Paulo (CCSP) tem contribuído para a inclusão digital e social de deficientes visuais em São Paulo. Uma exposição, composta por 12 quadros em alto-relevo e instalações sensoriais que estimulam os sentidos e a imaginação de pessoas portadoras de deficiência visual, está em cartaz no CCSP e já recebeu visitação significativa. Além de organizar a mostra, a IBM Brasil doou à Biblioteca Braille do Centro um servidor, computadores NetVista, impressora e um software especial que permite aos deficientes visuais navegarem pela internet. O Centro já havia recebido, em maio deste ano, a doação de 12 aparelhos eletrônicos da empresa Gradiente. (O Estado de S. Paulo, Ubiratan Brasil)

Docentes recebem instruções de programa

Os professores da rede municipal de Educação de Teresina receberam, durante todo o dia de ontem, instruções sobre o funcionamento dos programas Alfabetização Campeã e Acelera Brasil. Desenvolvidos em parceria com o Instituto Ayrton Senna, os programas têm por objetivo erradicar nas escolas do município a distorção idade/série. Mais uma visita foi agendada para o final deste ano com o intuito de analisar os resultados conseguidos e traçar novas diretrizes. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a expectativa é que, até o final de 2004, o problema já tenha sido eliminado em toda a região. (Meio Norte-PI – PI, 4/7)

Coluna Pablo Pereira – Ligeiras

O presidente do Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente e da Abrinq, Hélio Mattar, está no exterior para discutir a melhoria das condições de vida da juventude no mundo. (Diário de S. Paulo, 4/7)

ONG leva informática a alunos carentes

O Centro de Democratização da Informática do Paraná (CDI-PR) inaugurou, ontem, mais uma Escola de Informática e Cidadania (EIC). A ação, fruto de uma parceria firmada com a Associação de Meninos de Curitiba (Assoma), tem por objetivo levar o mundo digital a crianças e jovens em situação de risco social do bairro Guabirotuba, em Curitiba. Iniciativas semelhantes vêm sendo desenvolvidas em 30 diferentes locais da capital paranaense e região metropolitana. Segundo estimativas do fundador da CDI no Paraná, Aristóteles Baiense, o programa já atendeu cerca de 4 mil alunos em todo o estado. (Gazeta do Povo-PR – PR, Patrícia Künzel, 4/7)

Alegria Infantil

A Milenia Agro Ciências, por meio do projeto Viver Comunidade, entregou, ontem, as obras de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Quesada Ortega, localizado no conjunto habitacional Eucaliptos (zona leste de Londrina). Com a reforma, as crianças ganharam um parque, banheiros adequados a seus tamanhos e melhorias nas instalações. Mais de R$ 125 mil foram gastos na obra, que contou com a participação voluntária da arquiteta Sandra Wihby. (Folha de Londrina, Fernanda Bressan, 4/7)

Avanço em ação social não detém aumento da pobreza

Os investimentos em desenvolvimento social na América Latina cresceram nos anos 90, entretanto, não conseguiram deter a expansão da pobreza. Para o vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Paulo Paiva, o disparate se dá devido à falta de ética. A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, acredita que um passo fundamental no combate à desigualdade é o conhecimento da realidade do País pelas empresas. Segundo Viviane, não adianta o investimento na construção de salas de aula enquanto o que falta à educação dos brasileiros é demanda por qualidade. (Estado de Minas, Ciara Albernaz, 4/7)

Terminam hoje inscrições a prêmio

Encerram-se hoje as inscrições para o Prêmio Qualidade na Educação Infantil, uma iniciativa da Fundação Orsa em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que irá agraciar profissionais que trabalham com crianças até 6 anos e atuam como protagonistas no processo de melhoria da qualidade do ensino para essa clientela. As melhores experiências pedagógicas de cada estado brasileiro serão difundidas para que possam servir de referência para centros educacionais de todo o País. Mais informações no site da Fundação Orsa (www.fundacaoorsa.org.br). (O Popular-GO – GO, 4/7)

Debate com Felipe González

O Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial comemora 15 anos, em 2003, realizando uma conferência internacional em São Paulo que discutirá o futuro da democracia na América Latina. Entre as ações do Instituto – que atua nas áreas de segurança, ensino público e federalismo – está um programa que leva literatura a crianças carentes das periferias de Diadema e São Bernardo do Campo, em São Paulo, e que conta, ainda, com apoio da Fundação General Electric e do Instituto Unibanco, entre outros patrocinadores. (Gazeta Mercantil, 4/7)

Cidadania, como definir hoje

O mau uso de algumas palavras transformam seu sentido ou mesmo o esvazia por completo. É o caso de expressões como empresa cidadã que, não raras vezes, tem sido utilizada de modo equivocado e tem se tornado um espaço para a publicidade, esclarecem a dupla de historiadores Jaime e Carla Bassanezi Pinsky (que acabam de organizar a obra coletiva “”História da Cidadania””). Os pesquisadores citam a Fundação Abrinq e o programa intitulado Prefeitos Amigos das Crianças, como um bom exemplo do uso do termo cidadã, acrescentando que, para que assim possa ser definida, a iniciativa deve ter por objetivo final gerar políticas públicas. ( Valor Econômico, Fábio Santos, 4/7)

Educadores capacitados em Marechal

Professores da rede pública de ensino de Marechal Deodoro iniciam, na próxima segunda-feira, mais uma etapa do curso de capacitação profissional. A iniciativa é fruto da parceria entre a Petrobras, por meio da sua Unidade de Negócios e Exploração e Produção em Sergipe e Alagoas (UN-SEAL), e a prefeitura local. Intitulado Educação, Uma Nova Consciência, o projeto pretende despertar nos educadores uma nova consciência socioambiental orientada pelos valores humanos universais e para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação da vida. Cerca de 27 educadores participarão da programação, que inclui explanações teóricas, vivências, reflexões, dinâmicas e trabalhos em grupo, além de apresentação de filmes de sensibilização. (Gazeta de Alagoas, 4/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Petrobras
  • Fundação Abrinq
  • Fundação General Electric
  • Instituto Unibanco
  • Fundação Orsa
  • Gradiente
  • IBM Brasil
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial
  • Milenia Agro Ciências
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional