Sexta-feira, 4 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 04/05/2001

Social

Em comemoração ao Dia da Comunicação, 5/5, a Anatel realiza hoje, 4/5, seminário sobre a responsabilidade social das companhias de telecomunicações. As 13 empresas que confirmaram presença, entre elas, Telemar, Brasil Telecom, Telemig Celular e TCO, investiram juntas R$ 200 milhões em projetos sociais no último ano. (Jornal do Brasil, p. 15, 4/5 – Cristina Borges)

SBT e Microsoft lançam ′PC do Milhão′

Parceria entre o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e a Microsoft, entre outras empresas, vai permitir que milhares de brasileiros possam adquirir um computador. O “”Computador do Milhão”” é uma máquina básica que será vendida em até 36 prestações e que inclui monitor, teclado, impressora, caixas de som, microfone, programas da Microsoft e acesso grátis à Internet. Projetos como esse são importantes para reduzir o abismo digital, afirma José Roberto Maluf, vice-presidente do SBT. Segundo ele, a cada 100 computadores vendidos um será doado para o programa Capacitação Solidária. (Valor Econômico, p. B6 – Lino Rodrigues; O Estado de S. Paulo, p. B6 – Carla Jimenez – 4/5)

Abertas as inscrições para o 4º Prêmio Itaú-Unicef

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Prêmio Itaú-Unicef Educação e Participação que tem como objetivo valorizar iniciativas que buscam reduzir a evasão escolar e capacitar professores. O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Unicef e as inscrições podem ser feitas até 30/6 nas agências do Banco Itaú ou pela Internet. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-550341 ou nos sites www.itau.com.br e www.unicef.org.br. (O Estado de S. Paulo, A14, 4/5 – Renata Cafardo)

Copel tem programa de alfabetização digital

O programa da Copel, Luz das Letras, de alfabetização digital, ultrapassou em abril a marca de mil alunos em atividade e venceu os limites do Paraná. Pelas mãos de um grupo de voluntários integrado por funcionários da Caixa Econômica Federal de Florianópolis, o programa da empresa de energia chegou à capital catarinense onde já está sendo aplicado com o objetivo de alfabetizar 30 pessoas. No Paraná, o Luz das Letras conta com 21 laboratórios instalados em 14 municípios. As turmas desenvolvem a aprendizagem em unidades operacionais da Copel e em salas disponibilizadas por prefeituras, centro paroquiais e universidades. Ao todo são 1053 alunos em atividade no estado, supervisionados por cerca de 200 professores. Conforme dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem 16 milhões de brasileiros com mais de 15 anos de idade que não sabem ler e escrever. Deste total, 700 mil estão no Paraná sendo 150 mil em Curitiba. (O Paraná, p. 17, 3/5)

Projetos infantis serão premiados pelo MEC

Estão abertas as inscrições do Prêmio Qualidade na Educação Infantil promovido pelo Ministério da Educação, pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Fundação Orsa. O objetivo do Prêmio é valorizar projetos desenvolvidos com crianças de zero a seis anos de idade, identificar e difundir práticas bem-sucedidas e de qualidade em creches e pré-escolas. Serão selecionadas as 27 melhores experiências, uma por estado e Distrito Federal. Cada professor premiado receberá R$ 3 mil, diploma e kit com materiais para trabalhar em sala de aula. As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por correspondência registrada na sede da Undime ou nas secret arias de Educação. (O Estadão-RO, p. 10, 3/5)

Responsabilidade Social

Em artigo, Mílton Mira Assumpção Filho, presidente da Pearson Education do Brasil e da Markron Books, afirma que não é sem razão que 2001 tenha sido oficializado pela ONU como Ano Internacional do Voluntariado, Ano Internacional da Mobilização contra o Racismo, a Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância e Ano Internacional do Diálogo entre as Civilizações. Sob o guarda-chuva desse amplo calendário de mobilização cívica das Nações Unidas encontram-se, na verdade, os principais problemas a serem equacionados pela humanidade, que se manifestam de forma mais virulenta no chamado terceiro mundo””. Mílton lembra que as disparidades de renda e qualidade de vida entre os continentes e entre distintas camadas da sociedade agravam-se com a globalização, acentuando a exclusão social e ferindo o principio básico da democracia que é a igualdade de oportunidades. Assim defende que a sociedade civil deve dividir com o Estado a responsabilidade social na educação, cultura, atenção à criança e ao adolescente, entre outras áreas. (Gazeta do Povo-PR, p. 14, 3/5)

BN instala em maio Fórum de Responsabilidade Social

O Banco do Nordeste instala no próximo dia 18 de maio, em Fortaleza, o Fórum Intinerante Responsabilidade Social Corporativa, promovido em parceria com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O evento, que será estendido a outros estados, tem como objetivo sensibilizar empresários, Governo, universidades, ONGs e outras lideranças para a questão social corporativa por meio da experiência das empresas associadas ao CEBDS e do amplo debate com formadores de opinião representantes dos diversos segmentos da sociedade. O Banco do Nordeste inseriu o enfoque da responsabilidade social corporativa em seus programas e ações e vem desenvolvendo diversas ações nessa área, como apoio a associações e ONGs, adoção de praças e jardins, apoio a eventos sócio-técnico-culturais, manutenção do Centro Cultural e capacitação de técnicos de seu corpo funcional e de parceiros em responsabilidade social corporativa. (Tribuna de Alagoas, p. 14, 29/4)

Taperoá inaugura Fundação de Cultura e Turismo Zélia Gattai

Fundada em janeiro deste ano, em Taperoá-BA, a Fundação de Cultura e Turismo Zélia Gattai tem como objetivo promover, viabilizar e implementar projetos de valorização e preservação do patrimônio artístico-cultural, social, histórico e ambiental do município, com vistas a incrementar o turismo na região. Para que a Fundação possa viabilizar o maior número possível de atividades, o conselho curador está mantendo contatos para futuros convênios com fundações privadas como o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Odebrecht, além de organizações governamentais. (A Tarde-BA, p. 2, 2/5 – Duda Tawil)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Brasil Telecom
  • Fundação Itau Social
  • Fundação Orsa
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Odebrecht
  • TCO
  • Telemar
  • Telemig Celular
  • Unicef
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional