Sexta-feira, 4 de outubro de 2002
Por: GIFE| Notícias| 04/10/2002Jovens carentes aprendem segredos do cinema
A Lansa, concessionária que liga o centro do Rio de Janeiro à zona Oeste da cidade, em parceria com a Cooperativa Fora do Eixo Filmes, formada por ex-alunos do curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá, oferece a jovens das favelas cariocas a oportunidade de conhecer mais de perto a sétima arte. Desde setembro, o Projeto Cinemeiro vêm capacitando 25 adolescentes nas técnicas de produção audiovisual com aulas práticas e teóricas. Os 12 melhores alunos do projeto serão estagiários em um curta 16mm realizado pela Fora do Eixo Filmes. (O Estado de S. Paulo, p. D4, 4/10)
CCJ examina PEC que isenta de impostos doação de mercadorias para entidades de assistência social
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal deve examinar em breve proposta de emenda à Constituição (PEC), pronta para a pauta de votação, que veda a instituição de impostos sobre doações de mercadorias e serviços às entidades sem fins lucrativos de assistência social. De autoria do senador Ricardo Santos (PSDB-ES), a PEC já recebeu parecer favorável do relator, senador Amir Lando (PMDB-RO).(Agência Senado, 4/10)
Projetos beneficiam comunidade próxima ao CIA
As empresas Dow Química, Metacrial e Xerox, que funcionam no Centro Industrial de Aratu (CIA), na Bahia, têm beneficiado as comunidades da região por meio de investimentos em ações comunitárias e ambientais. O projeto Cultivo de Ostras em Cativeiro, desenvolvido pela Dow Química no município de Candeias-BA, tem aumentado a renda de 24 famílias do local. A iniciativa incentivou os moradores a criar uma cooperativa de molusco, a Cooperostra. A Xerox desenvolve o Programa de Envolvimento Comunitário (PEX), que atende cerca de 400 meninos e meninas carentes do município de Simões Filho-BA. A empresa mantém uma creche-escola, um abrigo e promove vários cursos profissionalizantes. As ações da Metacril englobam a criação de um Centro de Educação Infantil, além de projeto ambiental com a comunidade de Candeias-BA. (Correio da Bahia, p.6, 4/10)
Coluna Faça Parte
A Fundação Abrinq e o O Estado de S. Paulo realizam, na próxima terça-feira, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, o leilão O Artista pela Criança, com obras doadas por 45 artistas brasileiros. O primeiro leilão, no ano passado, rendeu R$ 80 mil e a Abrinq espera dobrar o resultado neste ano. (O Estado de S. Paulo, p. D7, 4/10)
Durante este mês, o Playcenter, em São Paulo, recebe às quintas e sextas-feiras crianças e adolescentes pobres. Serão mais de 10 mil passaportes distribuídos às principais ONGs da cidade, entre elas a Fundação Abrinq, Programa Ação Criança, Fundação Gol de Letra e Instituto Casa da Gente. (O Estado de S. Paulo, p. D7, 4/10)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: