Sexta-feira, 5 de abril de 2002
Por: GIFE| Notícias| 05/04/2002Empresas ampliam preocupação social
É impossível ter uma empresa sadia, competitiva e que dá lucro, tendo em seu entorno grandes índices de pobreza. Este é o principal argumento utilizado pelo GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas para mostrar ao empresariado a importância de investir recursos próprios em ações sociais, que promovam o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas
Comprometimento com resultados – Como o próprio nome já diz, investimento social privado não é apenas liberar recursos para áreas pouco assistidas pelo Governo, mas direcionar capital para uma iniciativa pressupõe a espera por resultados positivos. A seriedade das iniciativas e a profissionalização do setor ficam patentes com o resultado do estudo Investimento Social Privado no Brasil, realizado pelo GIFE, entre 1997 a 2000. Dos 54 afiliados do Grupo na época, 48 responderam à pesquisa. O uso de ferramentas típicas do setor empresarial, como planejamento estratégico, monitoramento de ações e avaliação de resultados, foi prática comum entre os associados GIFE na administração dos recursos investidos na área social. Naquele período, as empresas associadas investiram R$ 1,65 bilhão. A previsão para o biênio 2000/2001 é que tenham sido investidos cerca de R$ 1,2 bilhão, afirma Judi Cavalcante, gerente do Núcleo de Informação e Comunicação do GIFE. (O Povo-CE-CE, p. 24, 3/4)
Abrinq quer levantar dados sobre cidades
A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança lançou, dia 3/4, o Mapa da Criança e do Adolescente. A idéia é dar instrumentos aos municípios para que conheçam a situação de sua população infanto-juvenil e, mediante indicadores sociais, se organizem e tracem metas para saúde, educação e assistência social. Os prefeitos que aderiram ao projeto preencherão um formulário com informações sobre as políticas públicas desenvolvidas no município. (Jornal da Tarde-SP-SP, p. 12, 3/4)
Embratel vai premiar trabalhos jornalísticos
A Embratel lançou, no dia 2/4, em Recife, o IV Prêmio Imprensa Embratel, que vai distribuir até R$ 159 mil entre trabalhos jornalísticos de jornal, revista, rádio, televisão, fotografia, mídia especializada e não-especializada em telecomunicações, Internet e esportes, além de prêmios regionais em cada categoria. O prazo para inscrição termina do em 5/7 e podem ser inscritos trabalhos publicados no período de agosto de 2001 a junho de 2002. O prêmio tem como objetivo estimular a publicação de reportagens sobre temas de interesse da sociedade e que contribuam, de alguma forma, para a solução de problemas. (Folha de Pernambuco, B-5, 3/4)
Aplausos
O Instituto Telemar acaba de receber da Secretaria Nacional de Justiça a qualificação como empresa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Fundado há dois meses, o Instituto promove ações de educação, cultura e cidadania. O Programa Telemar Educação, por exemplo, levou a Internet a 36 mil estudantes e mil professores de localidades carentes nos 16 estados onde a operadora presta serviço. (Diário do Nordeste-CE-CE, p. 3-2, 3/4)Projeto Renascer forma duas turmas
Trinta e oito adolescentes de Manaus concluíram, dia 3/4, os cursos promovidos pelo Projeto Renascer, que prevê a capacitação de jovens que cumprem medidas socioeducativas no ofício de marcenaria. A iniciativa é uma parceria da Nokia, Infraero, Secretaria de Estado e Assistência Social e Trabalho e do Ministério Público do Amazonas. As entidades que financiam o projeto fornecem aos adolescentes equipamentos de proteção individual, além de uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo. (A Crítica-AM-AM, p. C2, 3/4)
Inscrições abertas
As empresas que têm projetos na área social podem inscrever seus cases até 25/4 na quarta edição do Top Social ADVB, prêmio organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil. O evento será realizado em 19/6 no Memorial da América Latina, com a presença de empresários, jornalistas, representantes de ONGs e autoridades. A iniciativa foi criada em 1999, em parceria com a Rádio Eldorado AM de São Paulo, as revistas IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, o jornal Gazeta Mercantil, o Instituto da Cidadania e a World Business Academy. Criamos este prêmio para distinguir os bons eventos; é preciso divulgar este tipo de atividade, afirma Lívio Giosa, diretor do prêmio. (Revista Meio e Mensagem, p. 14, 1/4 – Christiane Balbys)
Calendário de comemorações
O ano de 2002 é considerado muito especial para o Grupo RBS, um dos maiores complexos de empresas de comunicação do país. Neste ano, o Grupo completa 45 anos, a Rádio Gaúcha faz 75, a RBS TV, 40, e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, voltada para ações do terceiro setor, 15 anos. (Revista Meio e Mensagem, p. 32, 1/4 – Alisson Ávila)
Competindo pelas crianças
Esporte, saúde, ação, imagem em destaque. Todos estes ingredientes associados formam uma receita infalível, que vem fazendo com que grandes anunciantes e marcas invistam no patrocínio de eventos esportivos envolvendo o público jovem. A estratégia recebe altas quantias e, não raro, ultrapassa fronteiras. Um exemplo é a Danone, que há dois anos realiza a Copa das Nações Unidas. A filial brasileira da empresa vai investir R$ 1 milhão na etapa brasileira deste ano. Outra iniciativa é a 1a Vibração Nestlé, competição que vai reunir estudantes de escolas públicas e particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (Revista Meio e Mensagem, p. 37, 1/4 – Christiane Balbys)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: