Sexta-feira, 6 de abril de 2001

Por: GIFE| Notícias| 06/04/2001

Empresas fazem trabalho social

A maioria das empresas instaladas na região Sudeste realiza algum tipo de trabalho social. De acordo com os resultados parciais da pesquisa Ação Social das Empresas, divulgados ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 67% das companhias da região investem nessa área, contra 46% do Sul e 55% do Nordeste. Anna Maria Medeiros Peliano, coordenadora de projetos sociais das empresas do Ipea, afirmou que os números nacionais devem ser divulgados em maio. (O Estado de S. Paulo, p. A10, 6/4 – Denise Abarca)

Crianças sonoras

Na última quarta-feira (4/4) foi criado o Instituto Pão de Açúcar Extra Mappin. Na ocasião a orquestra de cordas formada por jovens de 10 a 18 anos do projeto Acorde para as Cordas fizeram uma apresentação. A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, ficou entusiasmada com a apresentação do grupo e prometeu que os integrantes da orquestra terão entradas gratuitas para todas as atrações musicais que acontecerem no Teatro Municipal de São Paulo. (O Estado de S. Paulo, p. D11, 6/4 – Cesar Giobbi)

Responsabilidade social muito além do cumprimento das leis

Um artigo do diretor presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, publicado pelo jornal Diário do Rio Doce-MG reflete sobre a questão da responsabilidade social das empresas. Ainda é comum, no mundo corporativo, a concepção de que a gestão ética e as responsabilidades sociais de empresa limitam-se ao fiel cumprimento da lei. No entanto, os tempos de hoje são marcados pela disseminação das ONGs, pela ascensão dos conceitos de cidadania e por isso as ações de todos os agentes econômicos devem ser revistos, em especial os das empresas. Compreender esta lógica ampliada é compreender o conceito de ética e responsabilidade social sendo esta a base da cidadania corporativa. (Diário do Rio Doce-MG, p. Política 9, 1/4)

Instituto Ethos apresenta portal Akatu.net a associados

O Instituto Ethos apresentou, no mês passado, aos seus associados, o Akatu.net, uma comunidade virtual que busca incentivar a conscientização do consumidor e mobilizar recursos para entidades sociais. Segundo o presidente do Instituto Akatu, Hélio Mattar, pelo fato de o portal ser uma iniciativa do Instituto Ethos, os seus associados foram os primeiros para conhecer e participar da comunidade virtual, onde consumidores, empresas e entidades sociais poderão se reunir e articular-se em torno do consumo consciente. O Akatu.net surgiu do reconhecimento de que é o consumidor quem vai valorizar a responsabilidade social das empresas. Dessa forma, o consumidor consciente cria um espaço multiplicado de atuação para a empresa socialmente responsável. (Ethos Informa)

Fiat transforma lojas da rede em cine-clubes para estudantes

A Fiat Automóveis e suas concessionárias iniciam, este mês, uma ação sócio-cultural inédita que transformará as lojas da rede Fiat em verdadeiros cine-clubes – um espaço voltado para os estudantes das escolas localizadas na comunidade. Nas sessões de cinema serão exibidos cinco filmes temáticos que a Fiat acaba de concluir e que completam o programa Retrato do Brasil, além de uma série de 24 curtas-metragem sobre o país. Os funcionários das revendas têm recebido orientações de educadores do Centro de Coordenação Fiat para a Escola (0800-551133) de como obter melhor aproveitamento das sessões de cinema e de como organizar o concurso de trabalhos dos alunos interessados em participar. Atualmente, os vídeos são exibidos pela TV Escola, a emissora de televisão por satélite do MEC. (Gazeta do Nordeste, p. Motores .3, 6/4)

Comitê unifica as ações para diminuir violência

O Pacto pelo Desarmamento, assinado no final de fevereiro por vários segmentos da sociedade, começa a sair do papel. O comitê de controle do pacto citou ontem, em sua primeira reunião, iniciativas que estão sendo tomadas para diminuir a violência. Segundo o Fórum Pernambucano da Cultura da Paz, 82,6% dos homicídios cometidos no estado, em 1988, foram causados por ferimentos a bala. Já assinaram o Pacto o Poder Judiciário, Executivo Estadual e Municipal, o Poder Legislativo, o Ministério Público, a OAB, ONGs, os promotores de eventos, as câmaras municipais, as instituições religiosas e as empresas de comunicação, entre elas o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. (Jornal do Commercio-PE, p. Cidades 6, 6/4)

Empresários dão apoio para equipe de natação

Vinte e cinco atletas baianos, com idade entre oito e 12 anos, disputarão o 8o Torneio Nordestino de Natação, que será realizado em Aracajú, graças ao apoio recebido por empresas do estado como a Compacta Engenharia, a Super Insinuante, a Paz-Tour, a Boni Alimentos, a GVF e a Paratodos. Felizmente os tempos são outros. É gratificante ver a sensibilidade de empresários, que de alguma forma estão participando e ajudando na formação de novos e futuros campeões de natação baiana, disse Edvaldo Valério, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália. (Tribuna da Bahia, p. 10, 4/4)

Infância resgatada

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de crianças e adolescentes trabalham no Brasil. Para combater esse problema, ações de ONGs e da iniciativa privada são fundamentais. Andres Falconer, pesquisador do Centro de Estudos em Administração do Terceiro Setor, vinculado à Universidade de São Paulo, estudou a eficiência de selos como o da Fundação Abrinq. Autor da publicação Selo Social contra o Trabalho Infantil: Experiências Brasileiras, ele constatou que o grande valor da iniciativa é a mobilização de toda a cadeia produtiva de uma determinada mercadoria. Geralmente, o problema não está na ponta, na empresa que o consumidor conhece, mas no primeiro fornecedor. (Revista Estado de Minas, p. Economia 32, Abril/2001 – Renata Neves)

Brasil sediará encontro de voluntários em 2002

O Brasil foi escolhido pela entidade norte-americana de voluntariado Points of Light para ser a sede da próxima Conferência Mundial de Voluntários, em 2002. Alguma ONG brasileira terá que administrar o evento. A presidente do Comitê Brasileiro pelo Ano Internacional do Voluntariado, Milú Vilela, disse que vai pedir ao Governo a concessão de incentivos fiscais a empresas que trabalham com voluntariado. O objetivo é dobrar o número de voluntários brasileiros dos atuais 20 milhões para 40 milhões neste ano. Há muitas entidades que podem organizar o evento, como a Parceiros Voluntários, que tem forte apoio da iniciativa privada, especialmente do grupo Gerdau, ou a Rio Voluntário, do Rio de Janeiro, afirmou Silvia Virreira, que dirige a Points of Light. (O Popular-GO, p. 12, 3/4)

É lançado o Registre seu Filho

O projeto Registre seu Filho, idealizado pelo Comitê Criança Cidadã e integrado por Corregedoria-Geral da Justiça, Ministério Público, Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e Instituto Amigos de Lucas, foi lançado, ontem, na Casa de Cultura Mario Quintana. Dentro do programa, o Comitê vai distribuir kits maternidade contendo o cartão criança e instruções de como fazer o registro de bebês em hospitais de todo o estado. Para cumprir o objetivo do projeto, de diminuir o número de 36 mil crianças sem registro verificado em 2000, as mães que tiveram seus bebês no Hospital Fêmina, de Porto Alegre, na tarde de ontem, já receberam seu kit maternidade. (Correio do Povo, 5/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Boni Alimentos
  • Compacta Engenharia
  • Fiat Automóveis
  • Fundação Abrinq
  • Gerdau
  • GVF
  • Instituto Akatu
  • Instituto Ethos
  • Instituto Pão de Açúcar Extra Mappin
  • Paratodos
  • Paz-Tour
  • Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
  • Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul
  • Super Insinuante
  • Usiminas
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional