Sezta-feira, 22 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 22/08/2003

Faça Parte

O Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas, com o apoio da Fundação Orsa, lançará, no dia 9 de setembro, o Mapa do Terceiro Setor. A publicação trata da aplicação de um método universal desenvolvido pela ONU que permitirá registrar as atividades do setor, viabilizando comparações internacionais e estimulando o investimento social. (O Estado de S. Paulo, 22/8)

Hospital abre uma ala infantil

O Hospital Santa Marcelina, em Itaquera (SP), já conta com uma nova unidade de Enfermaria de Oncologia Pediátrica e com uma sala cirúrgica específica para operações do gênero. A nova ala, inaugurada na última quarta-feira, possibilitará um aumento de cerca de 50% no quadro de pacientes. A construção do novo setor foi possível por meio do Programa Criança e Vida, desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil, além de captação de recursos e doações de parceiros da Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral (Tucca). (O Estado de S. Paulo, 22/8)

PR se destaca em prêmio de qualidade de ensino

Contabilizando 354 inscrições, o Paraná é o estado com maior número de trabalhos que concorrem à quarta edição do Prêmio de Qualidade na Educação Infantil, iniciativa promovida pela Fundação Orsa, em parceria com o Ministério da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A premiação foi instituída com o objetivo de valorizar os trabalhos mais criativos na área de educação infantil, especialmente aqueles cujo foco de atuação é a valorização da cultura e a socialização das crianças. A açãopretende ainda dar visibilidade a iniciativas bem-sucedidas e que possam ser adotadas por outros profissionais. Até o dia 30 de setembro, serão conhecidos os 27 inscritos com as melhores propostas pedagógicas de cada estado brasileiro. (Gazeta do Povo-PR, 22/8)

Pop romântico no Guairão

Contando com shows de nomes de peso da música popular brasileira, o projeto Estação Tim promove sua primeira apresentação hoje e amanhã, em Curitiba (PR). O evento vai levar aos palcos do Guairão os artistas Frejat e Rita Lee. A ação irá reverter toda a renda obtida com a bilheteria do evento para instituições de caridade. O valor arrecadado, aproximadamente R$ 70 mil segundo estimativas, beneficiará a Liga Paranaense de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner. (Gazeta do Povo-PR, 22/8)

Quem chega

A convite do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Leonardo Boff, escritor e doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suíça), faz conferência sobre Ética e valores na sociedade. O evento acontece hoje (22/8), em Salvador, durante o lançamento das Ferramentas de Gestão 2003 – documento que pode auxiliar as empresas a adotar políticas e práticas socialmente responsáveis. (Correio da Bahia, 22/8)

Coluna Lêda Maria

Responsabilidade Social é o foco de atuação do Instituto CDL e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Uma parceria entre as organizações promove, no próximo dia 29, no auditório da CDL, em Fortaleza (CE), o lançamento nacional do manual O que as empresas podem fazer pela erradicação da pobreza. Segundo o presidente do Instituto CDL, Francisco Cordeiro, o manual apresenta uma análise da situação brasileira e propostas para reduzir as desigualdades sociais no Brasil, além de reunir um conjunto de experiências bem-sucedidas. (Diário do Nordeste, 22/8)

Empresas são homenageadas pela responsabilidade social

As 10 empresas gaúchas mais lembradas por sua atuação na área de responsabilidade social serão homenageadas na próxima quarta-feira, dia 27/8, durante a solenidade de abertura oficial do Salão Gaúcho de Responsabilidade Social, evento promovido pela Fundação Semear, em Novo Hamburgo (RS). A lista com os nomes das 10 empresas foi levantada pela Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial do Rio Grande do Sul, realizada pela Fundação Semear em parceria com a Revista Amanhã e o Centro de Pesquisa e Planejamento da Feevale. ( zhdigital.gif&COLOR=FFFFFF&DIR=zerohora”” target=””_blank”>Zero Hora, 22/8)

Rio Pardo recebe 1,2 mil livros

A prefeitura de Rio Pardo (RS) recebeu a doação de 1,2 mil livros da editora LPM, por meio do Projeto Pró-Biblioteca Pronac, desenvolvido pelo Instituto Souza Cruz. A iniciativa beneficiou ainda as bibliotecas Pública Municipal e Pública de Ramiz Galvão e as escolas municipais Manoel Cunha, Olavo Bilac, Casemiro de Abreu e Antônio Olinto Meurer. Cada uma delas terá seu acervo complementado com 200 novos exemplares. ( zhdigital.gif&COLOR=FFFFFF&DIR=zerohora”” target=””_blank”>Zero Hora, 22/8)

Fala

Tendo como temas a responsabilidade social e o meio ambiente, Miguel Milano, diretor técnico da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, ministra palestra hoje (22/8), em Criciúma (SC). (A Notícia– SC, 22/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Santander Banespa
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Fundação Orsa
  • Instituto CDL
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Souza Cruz
  • Tim
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional