Sistema online permitirá acompanhar educação brasileira

Por: GIFE| Notícias| 06/08/2012

Disponibilizar dados educacionais de forma clara e interativa, a partir de metodologias que o país usa (como Saeb, Ideb, Prova Brasil e Censo Escolar) somado à escala de proficiência referendada por movimentos pela educação é o DNA do QEdu. Criado pela Fundação Lemann e a Meritt Informação Educacional, o sistema on-line permite a qualquer pessoa consultar, de maneira intuitiva, esses dados e acompanhar a evolução do ensino no Brasil.

Com lançamento previsto para a segunda quinzena de agosto, o sistema foi apresentado na última semana para representantes de fundações, gestores, secretários municipais de educação e pesquisadores. Segundo o diretor executivo da Fundação Leman, Denis Mizne, o objetivo da iniciativa é que todos os brasileiros possam conhecer a fundo o desempenho de estudantes e os fatores a ele relacionados.

O sistema reúne dados do Censo Escolar e da Prova Brasil e estabelece, a partir de uma escala de proficiência usada pelo movimento Todos pela Educação, o percentual de alunos com aprendizado adequado por escola, cidade ou estado. Usando os filtros disponíveis nas buscas do site, é possível comparar os rendimentos entre instituições de ensino, municípios e estados vizinhos. Com isso, afirma Mizne, a intenção também é fazer com que as pessoas tenham facilidade de encontrar os bons exemplos.

A Prova Brasil é aplicada dois em dois anos para alunos de 5o e 9o ano em escolas públicas brasileiras para avaliar conhecimentos em matemática e linguagens. Seu resultado é dividido em quatro níveis: insuficiente, básico, proficiente e avançado. Nos dos primeiros, o aprendizado é considerado “inadequado” e, nos dois últimos, “adequado”, segundo o critério do Todos pela Educação. Já o Censo Escolar é um levantamento anual feito pelo MEC sobre a infraestrutura da escola e registra, por exemplo, o número de alunos por série, fatores de acessibilidade, existência ou não de bibliotecas e laboratórios.

As informações são do site Por vir – O Futuro se Aprende

Leia também:
Iniciativas fortalecem políticas públicas e o investimento social

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional