Site disponibiliza aulas com especialistas em Educação

Por: GIFE| Notícias| 17/03/2008

Para quem quer entender um pouco mais a Educação brasileira, sua legislação, sua estrutura e seu funcionamento, está disponível na internet um novo conteúdo, simples, didático e gratuito. O movimento Todos Pela Educação traz em seu portal de informação, De Olho na Educação, cinco aulas realizadas por especialistas durante o Curso de Jornalismo de Educação.

Para facilitar o acesso e compreensão do conteúdo, as aulas foram editadas e dividias de acordo com os temas abordados. Os vídeos podem ser encontrados na seção “”Comunicação”” no endereço www.deolhanaeducacao.org.br.

Especialistas
Integrante do Conselho Nacional de Educação, o prof. Francisco Cordão apresenta um panorama da Educação pública no Brasil, detalhando sua organização e legislação. Sua aula está dividida em: Estrutura da Educação Brasileira; Lei de Diretrizes e Bases; Educação Básica; Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior; Incumbências das Escolas e dos Professores; e as Competências de Municípios, Estados e União.

Para entender melhor as formas de financiamento da Educação, Ricardo Martins, assessor parlamentar da Câmara dos Deputados, fala sobre: Impostos vinculados à Educação; Financiamento na LDB; Salário-Educação; Manutenção e Desenvolvimento do Ensino; além de apresentar o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), apresenta as atribuições dos dirigentes municipais de Educação. Por sua experiência à frente da secretaria municipal de Educação de Santo André, explica as responsabilidades do município e o papel do dirigente municipal quanto à gestão de recursos, pessoas, orçamentária e pedagógica.

A aula de Francisco Soares, especialista em sistemas de avaliação e indicadores de Educação da UFMG, foi dividia em sete partes: O que é Educação e o que é Qualidade; Acesso; Fluxo: Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica; Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; Equidade.

Fernando Rossetti, jornalista especializado em Educação e secretário-geral do Gife (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) discute os caminhos para uma cobertura de qualidade da Educação: A experiência do jornalista de Educação; A Cobertura da Educação; Informação de Qualidade; Oportunidades de Atuação.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional