Site incentiva crescimento de micro, pequenas e médias empresas

Por: GIFE| Notícias| 17/11/2008

A IFC, entidade do Grupo Banco Mundial que apóia o desenvolvimento sustentável do setor privado, a IBM e o Banco Real lançaram na última semana um portal gratuito, o “”Kit Empresas””, que oferece ferramentas práticas para melhorar as habilidades administrativas das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) no Brasil. A página busca dar suporte ao crescimento sustentável de milhões de empresas que existem atualmente no Brasil, incentivando sua competitividade nos mercados locais e internacionais.

KitEmpresas.com.br oferece ferramentas práticas para as empresas acessarem as informações que elas necessitam para iniciar, estruturar, financiar e alavancar seus negócios. Entre os materiais oferecidos por esse portal inovador estão entre outros: programas de software gratuitos para a criação de planos de negócio; calculadora on-line que ajuda as empresas a determinar seu potencial creditício para obter financiamento; formulários gratuitos para a administração financeira e de recursos humanos; cursos e manuais on-line para fazer negócios pela Internet e acessar diferentes mercados.

Para o superintendente executivo do Segmento Pessoa Jurídica do Banco Real, Antonio Pulchinelli,””participar de uma iniciativa como esta é extremamente importante””. “”O segmento de micro, pequenas e médias empresas é de extrema importância para o crescimento da economia e a geração de empregos. Por isso, faz parte de nosso objetivo atuar colaborando para o desenvolvimento do setor.””

O Banco Real é o parceiro da IFC e da IBM neste projeto para disponibilizar o SME Toolkit, batizado de KitEmpresas no Brasil, e integrar conteúdos locais em associação com outras entidades públicas e privadas participantes, incluindo Universidades e Empresas.

Sobre o tema, o representante da IFC, Pedro Mader Meloni, é enfático: “”a apresentação do SME Toolkit no Brasil demonstra o compromisso da IFC de cobrir as necessidades de desenvolvimento de capacidades das MPMEs no país. Reforçando as habilidades gerenciais e a produtividade, nós ajudamos as MPMEs a criar oportunidades de trabalho e fazer uma contribuição mais sustentável para a economia local.””

Este modelo de desenvolvimento de capacidades demonstrou ser bem sucedido em outras regiões do mundo. Em 2006, a IFC firmou um acordo com a IBM para otimizar a ferramenta e agregar novas funções como fóruns e conferências on-line, aumentando assim a interação entre as MPMEs participantes.

“”O SME Toolkit é uma poderosa combinação de tecnologia e conhecimento de negócios. Esta iniciativa, que utiliza a tecnologia IBM e a experiência do IFC e do Banco Real, foi desenvolvida para promover o desenvolvimento econômico, a geração de empregos, de maneira abrangente e inovadora, afirma a diretora de Cidadania Corporativa da IBM Brasil, Ruth Harada.

Para conhecer a ferramenta, acesse: www.KitEmpresas.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional