Social Good Summit discutirá a tecnologia a serviço da inovação social

Por: GIFE| Notícias| 14/07/2014

Setembro é o mês em que acontece o evento Social Good Summit, em Nova York, nos Estados Unidos. Realizado na semana das Nações Unidas, o seminário reúne uma comunidade global para discutir o poder que o pensamento inovador e a tecnologia têm para resolver os maiores desafios globais.

Entre os convidados desse ano, destaque para a participação do professor Muhammad Yunus, fundador do Yunus Center, do Movimento Grammen e do Grammen Bank. Seu trabalho em diversos programas inovadores que beneficiam a população rural pobre é reconhecido mundialmente. Yunus foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz no ano de 2006. Esse ano o evento acontece nos dias 21 a 22 de setembro e a cobertura acontecerá no site da Social Good Brasil.

O Social Good Brasil é um programa que busca soluções para problemas sociais, a partir do uso de tecnologias, novas mídias e pensamento inovador. Seus principais objetivos são disseminar o uso das tecnologias para a mudança social, identificar, apoiar experiências inovadoras e oferecer ferramentas e capacitações para 
iniciativas na área.

As iniciativas do Social Good procuram solucionar problemas ligados ao meio ambiente e energias renováveis, saúde, cidades e mobilidade urbana, economia local, finanças e empreendedorismo, cidadania e engajamento social, habitação, cultura e entretenimento, educação, consumo consciente e justo. Para isso, desenvolve iniciativas como seminários, plataformas online e laboratórios.

Iniciativas que promovem a inovação social

Entre as principais atividades promovidas em território nacional, vale destacar o Social Good Brasil Lab – laboratório de design e prototipagem de iniciativas Social Good, que mescla encontros virtuais e presenciais. A edição do laboratório de 2013 gerou bons resultados, como o Caronilha, uma plataforma que pretende facilitar caronas entre colegas de trabalho, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana em Florianópolis, e o Plante Pra Mim plataforma de e-commerce de produtos orgânicos.

O laboratório de 2014, que acontecerá simultaneamente em São Paulo e Florianópolis, também promete inspirar boas ideias e já conta com mais de 250 inscrições. Para se acompanhar as iniciativas do Social Good Lab, acesse a página.

Outra inciativa de destaque é o Seminário Internacional, que acontece em Florianópolis. O evento reúne especialistas, empreendedores, formadores de opinião e nomes da inovação social dos cenários nacional e internacional. Esse ano, o evento acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro e poderá ser acompanhado ao vivo pelo Livestream. Entre os participantes confirmados, Aaron Britt, Editor Senior da IDEO.org. Na ocasião, também será lançado o primeiro Documentário Social Good Brasil, que contará histórias de quem usa a tecnologia para melhorar o Brasil.

Para fazer inscrições e acompanhar as novidades e programação do evento, acesse o site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional