Sociedade civil monitora ações do Itamaraty

Por: GIFE| Notícias| 05/06/2006

Dezoito instituições – entre organizações não-governamentais e órgãos do Executivo e Legislativo federal – vão monitorar permanentemente as decisões da política externa brasileira, especialmente nos assuntos referentes aos direitos humanos. O objetivo do grupo, que tem o apoio logístico do PNUD, é aumentar a participação e a influência da sociedade civil no Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) e intensificar o debate sobre a atuação do país em organismos como a ONU e a OEA (Organização dos Estados Americanos).

O comitê pretende atuar em quatro linhas: criar e fortalecer mecanismos formais de participação da sociedade civil na política externa brasileira para direitos humanos; intensificar os contatos entre os órgãos do governo e as ONGs envolvidas no tema; realizar atividades para aperfeiçoar a qualificação dos representantes do comitê que acompanham a política externa; gerar e disseminar informações sobre o assunto.

O comitê foi oficialmente lançado na semana passada, em um seminário na Câmara dos Deputados, em Brasília. No evento, foi discutido também como coordenar a participação do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil na elaboração e execução da política externa e de direitos humanos.

Conheça a lista de entidades que fazem parte do grupo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional