Start-ups de tecnologia em educação recebem apoio da Fundação Lemann

Por: GIFE| Editais| 09/05/2016

Inovação e tecnologia são fundamentais na educação do século XXI. Entretanto, encontrar apoio profissional e financeiro para dar andamento a soluções tecnológicas inovadoras pode ser um desafio para os empreendedores educacionais. Pensando nisso, a Fundação Lemann promove o Start-Ed Lab, iniciativa que seleciona novos produtos tecnológicos voltados para educação e oferece consultoria para que as iniciativas saiam do papel e possam contribuir para a formação das crianças brasileiras.

As inscrições para a edição de 2016 do Start-Ed Lab ocorrem até o dia 13 de maio. A iniciativa ​tem como objetivo apoiar empreendedores nas fases iniciais de desenvolvimento e distribuição de soluções tecnológicas inovadoras para educação, ou seja, produtos com pouco tempo de mercado ou ainda não lançados.

A seleção dos projetos será norteada por alguns requisitos envolvendo o empreendedor e sua equipe e também características do produto. É preciso que o responsável pela inscrição seja o próprio empreendedor e este deve ser totalmente dedicado à start-up. A equipe participante no programa deve ser composta obrigatoriamente pelo empreendedor e por até mais duas pessoas diretamente ligadas ao projeto.

Em relação ao produto inscrito, é necessário que o mesmo seja novo, não lançado ao mercado ou com no máximo 18 meses de criação e que vise um claro impacto à educação básica brasileira (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio) por meio da tecnologia. Além disso, o produto inscrito deve ser a principal solução da ​start-up ​ou a de maior potencial comercial. Deve ser levada em conta também a realidade das escolas brasileiras para sua implementação, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura de tecnologia.

Ao término das inscrições, todos os produtos inscritos serão avaliados para averiguação dos critérios de elegibilidade. A fase seguinte consiste em uma entrevista com a equipe da Fundação Lemann para apresentação dos empreendedores, além de uma avaliação do nível de conhecimento e de engajamento no setor educacional.

Em seguida, ocorre uma banca de avaliação final composta por especialistas convidados pela Fundação Lemann, na qual os empreendedores apresentarão suas equipes e o produto em si. A divulgação dos trabalhos selecionados ocorre até o dia 24 de junho no site da Fundação.

Os projetos selecionados receberão mentoria, workshops, testes com públicos-alvo e acesso a uma rede de empreendedores para melhorar os produtos participantes e aumentar seu alcance e impacto. Todo este trabalho acontecerá no segundo semestre de 2016, entre julho e dezembro.

Para mais informações e o cronograma completo do Start-Ed Lab, acesse o edital de seleção do programa. Em caso de dúvidas, o e-mail: [email protected]​ também está disponível.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional