Suzano Papel e Celulose comemora 10 anos de Formare

Por: Fundação Iochpe| Notícias| 18/02/2016

A Suzano Papel e Celulose, uma das maiores produtoras de papel e celulose de eucalipto da América Latina, comemora dez anos do Formare na empresa. O programa, desenvolvido em parceria com a Fundação Iochpe, oferece qualificação profissional a jovens, auxiliando-os na conquista do primeiro emprego.

Neste período, o programa que está instalado em quatro plantas (Mucuri/BA, Imperatriz/MA, Limeira e Suzano/SP) formou aproximadamente 500 jovens. Do total, 70% deles estão inseridos no mercado de trabalho, sendo 25% na própria Suzano em diversas áreas: Máquina de Papel, Manutenção, Logística, Celulose, Pátio de Madeira, Recuperação e Utilidades, ETA, ETE, Engenharia, Florestal, Infraestrutura, Planta Química Laboratório, Certificações e Relações Institucionais e RH.

“O Formare Aprendiz permite a absorção de jovens que têm aprendizado real e são aproveitados no mercado de trabalho, direcionados para as nossas necessidades”, destaca Carlos Alberto Griner, diretor Executivo de Recursos Humanos da Suzano Papel e Celulose (leia entrevista com ele feita em 2014).

Para quem participa, a passagem pelo Formare é levada por toda a vida. Elisângela Silva Oliveira foi aluna na unidade Mucuri em 2007. Selecionada para participar do programa aos 17 anos, hoje atua como técnica de Viveiro Florestal na Suzano, conduzindo o processo de produção de mudas de pesquisa.

Após concluir o Formare, Elisângela prestou a prova do ENEM no mesmo ano e garantiu uma nota excelente na redação “construí a prova de redação com basicamente tudo que tinha aprendido na matéria de meio ambiente e legislação ambiental. Resultado: tirei 85”, lembra. Com esta pontuação, ela conseguiu bolsa de 100% no curso de Engenharia Florestal, concluído em 2013. Mas a vontade de estudar e aprender sempre mais não parou por aí. Atualmente, cursa pós-graduação em Gestão Ambiental, Licenciamento e Auditoria.

“O Formare me fez ter noção do que o mercado de trabalha exige de nós. Valores como comprometimento, responsabilidade, respeito, trabalho em equipe e liderança eram essenciais na execução de nossas tarefas diárias. Isso fez muita diferença pra mim”, revela a ex-aluna.

Emanoella Lucia da Silva Oliveira participou da primeira turma do Formare Aprendiz Suzano na unidade Imperatriz e concluiu a formação em 2015. “Eu mudei muito depois desta experiência. Minha forma de pensar e meu jeito de agir mudaram completamente”, conta. Destaque entre seus colegas, ela foi a primeira mulher contratada como Mecânico de Manutenção. “Independente de ser homem ou mulher, eu sou a prova de que você pode sim fazer a diferença”.

Para Jaína Souza Santos, aluna na unidade de Mucuri em 2007, “participar do Formare foi um divisor de águas em minha vida”. Contratada pela Suzano como Auxiliar de Produção na Máquina de Papel, ela hoje cursa Técnico em Química, por influência do colaborador Paulo Alves, que foi seu educador.

Emilio Batista Cardoso, formado em 2010 no Formare Aprendiz Suzano Mucuri, lembra que “esta foi uma das primeiras oportunidades que tive. No Formare, eu adquiri experiência tanto na minha formação educacional quanto na área de trabalho. Participar do programa foi de grande importância, pois pude conhecer as diferentes áreas que um profissional pode atuar e assim pensar melhor a respeito de minha carreira”.

Depois de formado, Emilio foi contratado pela empresa como Auxiliar de Produção, depois promovido a Operador Assistente de Água e Efluente e atualmente é Operador Assistente de Caustificação. Concluindo a graduação em Ciências Biológicas, ele pretende dar continuidade aos estudos, iniciando um mestrado.

A participação e o engajamento dos colaboradores que atuam como educadores é fundamental para o sucesso Formare Aprendiz. Atualmente, a Suzano conta com 370 colaboradores envolvidos, mas em dez anos já foram mais de mil profissionais destinando seu tempo e conhecimento para formar jovens cidadãos preparados para o mundo do trabalho e para a vida.

Conheça alguns dos talentos que trabalham na Suzano e passaram pelo Formare

 

Confira aqui o vídeo produzido pela Suzano Papel e Celulose para a formatura da primeira turma na unidade Imperatriz/MA

(Da Fundação Iochpe, com informações da Suzano Papel e Celulose)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional