Tecnologias sociais são premiadas em Brasília
Por: GIFE| Notícias| 04/12/2009 No Distrito Federal, adolescentes e jovens de escolas públicas participam de formação em direitos humanos e orçamento público. Também realizam oficinas de comunicação e preparam uma revista. Enquanto na região Norte, adolescentes de Palmas (TO) aprendem a produzir vídeos de bolso. Em Santarém (PA), crianças são repórteres, produtores e locutores da Rádio Rural da cidade.
Essas iniciativas utilizam a comunicação para promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, incentivando o protagonismo. Por serem consideradas soluções voltadas à transformação social e com potencial de replicação em outras localidades, as experiências receberam No dia 24/11 o prêmio Tecnologia Social 2009, da Fundação Banco do Brasil (FBB), no valor de R$ 50 mil.
A edição de 2009 do Prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, recebeu 695 inscrições, sendo 325 relacionadas ao tema educação e 113 ao tema geração de renda. Das 325 tecnologias, 114 atenderam às exigências de certificação da FBB. 24 foram selecionadas como finalistas do prêmio, três em cada uma das 8 categorias. “”Essas tecnologias são um patrimônio imaterial da sociedade brasileira e podem contribuir para superar as desigualdades sociais de nosso país””, disse o presidente da FBB, Jacques Pena.
Essas experiências serão incluídas no Banco de Tecnologia Social para que possam ser disseminadas e replicadas em outras localidades. O endereço é http://www.tecnologiasocial.org.br/.
Com informações do site Aprendiz.