Telefônica inicia parceria com Secretaria da Educação de SP

Por: GIFE| Notícias| 28/03/2005

A Fundação Telefônica, em parceria com a Secretaria da Educação do estado de São Paulo, iniciou no último dia 19 de março um programa de capacitação no uso pedagógico da internet que atingirá, diretamente, 1.600 professores, 2.400 alunos-monitores e 800 escolas da rede pública.

O objetivo é apresentar a educadores e estudantes os potenciais educativos dos recursos tecnológicos oferecidos pela internet, tais como pesquisa, comunicação e produção de novos conteúdos.

O portal EducaRede (www.educarede.org.br), desenvolvido pela fundação para alunos e professores de ensino fundamental e médio da rede pública brasileira, será o suporte e o ambiente virtual onde ocorrerá a capacitação. A Secretaria da Educação utilizará a sua Rede do Saber (estrutura de videoconferência) no programa, previsto para se desenvolver entre março e novembro deste ano, em quatro diferentes turmas. As atividades pedagógicas se basearão no tema da pluralidade cultural, tendo como lema “”As Coisas Boas da Minha Terra””.

Equipes de mais de cem escolas estaduais do interior paulista participaram de uma etapa piloto realizada no final de 2004, com o intuito de avaliar a eficácia do modelo desenhado. Alunos e professores exercitaram o olhar sobre a cidade onde vivem, desenvolveram juntos projetos que apontam as vantagens que ela oferece e colocaram textos e imagens no ar (http://www.educarede.org.br/educa/html/index_comunidade.cfm).

Entre 2002 e 2004, a Fundação Telefônica, por meio do EducaRede, já formou 8.600 educadores do ensino público no uso pedagógico da internet, vinculados a secretarias de educação da prefeitura de São Paulo e dos governos do Ceará e da Paraíba.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional