Temporada ‘Caminhos para a democracia’: empresária do ramo da cafeicultura no Acre descreve ‘qual é a Amazônia que quer para o futuro’

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 29/08/2022

Para marcar o final da temporada ‘Caminhos para a democracia’ da plataforma “Amazônia Que Eu Quero”, a Fundação Rede Amazônica criou um quadro de entrevistas com grandes nomes do empreendedorismo da região norte com o apoio das equipes de jornalismo das praças da Rede Amazônica do Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá.

As entrevistas buscam saber quais são os desafios de empreender na Amazônia e qual é a Amazônia que os empresários querem para o futuro.

 No estado do Acre, a empresária Giovana Lima, representante de uma exportadora de café com cerca de 15 anos e mais de 50 colaboradores, descreveu como a empresa influencia o desenvolvimento econômico local. “Quando a gente compra do produtor local do estado do Acre, nós industrializamos aqui, entregamos para o consumidor local, a gente faz com que a economia circule no nosso estado e favoreça o local. Hoje nós temos a alegria de não só produzir para o consumidor acreano, mas também exportamos para outros estados”, disse ela.

Giovanna também explicou os desafios de empreender na Amazônia e ressaltou as riquezas da região. “É um grande desafio industrializar no estado do Acre, na Amazônia, mas é também uma grande oportunidade. A gente tem muito a oferecer. O nosso café local tem se desenvolvido cada vez mais e assim como o café há outros anos que tem evoluído e com o incentivo seremos o suficiente para nossa população mas também exportar e nos tornarmos realmente um estado desenvolvido”, afirmou.

Quando questionada sobre a Amazônia que quer para o futuro, ela ressaltou a importância do protagonismo da região. “Eu quero uma Amazônia sustentável que cuide das suas riquezas e que também saiba aproveitá-la. Uma Amazônia desenvolvida e que possa viver bem e com qualidade”, declarou.

Sobre a próxima temporada

Para 2023, a “Plataforma Amazônia Que Eu Quero” deve lançar a nova temporada como novos temas e ações.

O que é a “Plataforma Amazônia Que Eu Quero”?

A região mais verde do planeta e os amazônidas demandam a discussão de assuntos que são fundamentais e que nem sempre estão presentes no pleito político, de modo a gerar ações construtivas para a região em um ano tão determinante para os eleitores. A Fundação Rede Amazônica (FRAM), braço institucional do Grupo Rede Amazônica, lançou em 2021 a plataforma Amazônia Que Eu Quero, e te chama à reflexão: Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Plataforma Amazônia Que Eu Quero busca incentivar uma ação democrática que leve a população a exigir seus direitos junto aos representantes legais, elevando o nível de comprometimento e de atuação dos gestores públicos. Tal dinâmica possibilita o amadurecimento do senso crítico na escolha dos candidatos, a capacidade de análise da população e o voto consciente, levando a uma melhoria do processo democrático da região Amazônica.


Assista a entrevista na íntegra: 

BOM DIA ACRE | Amazônia Que Eu Quero: Dona de marca acreana de café fala sobre empreendimento no estado | Globoplay

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional