Terça-feira, 07 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 07/10/2003

Equipe do Hospital Fêmina recebe capacitação

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do recém-nascido de baixo peso e estabelecer o vínculo afetivo com a mãe, as maternidades do Rio Grande do Sul estão implantando o programa Mãe Canguru. O método vem sendo utilizado no Brasil desde 2000 e consiste em colocar o recém-nascido em contato com a pele da mãe ou de algum familiar. Dados sobre nascimentos, usos e resultados do método serão coletados por meio de um software e repassados para o Governo Federal. O Mãe Canguru tem como apoiadores a Fundação Orsa, o BNDES e o Ministério da Saúde. (Correio do Povo – RS, 7/10)

Protagonista da história do Brasil

A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Odebrech, está lançando o documentário Oswaldo Cruz – O Médico do Brasil. A película, dirigida por Sílvio Tendler, apresenta a trajetória de vida do médico sanitarista, marcada pela dedicação à saúde pública. O material, de caráter didático, será exibido a estudantes municipais e estaduais de todo o país, além de ser distribuído em 4,8 mil bibliotecas públicas de 630 municípios brasileiros. (Estado de Minas; O Estado de S. Paulo, 7/10)

Leilão de arte: qualidade e bons preços em nome da infância

Acontece hoje (7/10), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, o leilão Artista pela Criança, a terceira versão do leilão de solidariedade. Neste ano, o evento acontece em benefício da infância e da juventude brasileira. O acervo de obras a serem leiloadas é composto por gravuras, esculturas, serigrafias, colagens, aquarelas e azulejos. Toda a renda será destinada a projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência. Segundo o diretor-presidente da Fundação, Rubens Naves, a expectativa é de ultrapassar os R$ 300 mil arrecadados na última edição da campanha. (O Estado de S. Paulo, Luciana Garbin, 7/10)

Beneficente

Adotando a prática da responsabilidade social, a loja Manoel Bernardes, em Belo Horizonte, promove hoje (7/10) o primeiro bazar beneficente da grife MontBlanc e jóias Manoel Bernardes. O evento destinará parte da renda à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do estado e também para o programa de revitalização do Museu Mineiro. (Diário da Tarde, 7/10)

Maranhense é finalista em premiação nacional

A Fundação Victor Civita, do Grupo Abril, anunciará hoje (7/10) o vencedor do Prêmio Professor do Ano. A iniciativa tem por objetivo identificar, valorizar e recompensar profissionais de ensino de escolas públicas e particulares responsáveis por experiências pedagógicas de boa qualidade. Nesta edição, mais de 4 mil trabalhos de todo o país concorreram ao troféu e à bonificação de R$ 10 mil. A solenidade de entrega da congratulação será apresentada pelo ator Paulo Autran e exibida pela TV Cultura. (O Estado do Maranhão, 5/10)

Ação Ribeirinha atende mais de 8 mil em Aruanã

Mais de 8 mil pessoas participaram, no último sábado (4/10), do projeto Ação Ribeirinha, em Aruanã (GO). O evento, desenvolvido pela Fundação Jaime Câmara em conjunto com a TV Anhanguera, ofereceu durante todo o dia serviços de expedição de documentos, exames médicos e atividades de desporto e lazer. A ação contou ainda com assistência oftalmológica oferecida pelo projeto Boa Visão. Na ocasião, mais de 4,2 mil pessoas passaram pela triagem oftalmológica. ( O Popular-GO, 5/10)

Timon é destaque no Prêmio Fundação Banco do Brasil

Mais de 634 instituições públicas e privadas de todo o país se inscreveram para concorrer ao prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O objetivo da iniciativa é disseminar práticas que contribuam com a melhoria da realidade social do país. A entidade já selecionou 96 trabalhos para concorrer à segunda etapa do concurso. Entre os projetos escolhidos está o Programa Leite Vida, implantado pela Prefeitura Municipal de Timon (PI). Os 30 trabalhos vencedores serão conhecidos no dia 18 de novembro. (Meio Norte-PI, 5/10)

ONG busca acabar com “”apartheid”” digital promovendo cidadania

Acabar com a exclusão digital por meio da democratização do acesso à informática é o objetivo do Comitê para a Democratização da Informática (CDI). A organização não- governamental desenvolve, desde 1995, o trabalho pioneiro de promover a inclusão social, utilizando a tecnologia da informação como ferramenta para o exercício da cidadania. A entidade desenvolve trabalhos em 11 países e, somente no Brasil, mantém 770 Escolas de Informática e Cidadania (Eics), espalhadas em 139 municípios de 20 estados brasileiros. (Diário do Nordeste, 5/10)

Projeto leva grafite a clube da zona leste

A Fundação BankBoston, em parceria com a ONG Cidade Escola Aprendiz, está promovendo a transformação de um espaço deteriorado, na zona leste da cidade de São Paulo, em um painel de cerca de 20 metros. O trabalho, realizado por dez grafiteiros do São Paulo Capital Graffiti, integra o conjunto de ações desenvolvidas em comemoração aos 450 anos da capital paulista. (O Estado de S. Paulo, 5/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação BankBoston
  • Fundação Jaime Câmara
  • Fundação Odebrecht
  • Fundação Orsa
  • Fundação Victor Civita
  • Manoel Bernardes
  • TV Anhaguera
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional