Terça-feira, 1 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 01/07/2003

No caminho de um futuro legal

Um projeto, fruto da parceria entre o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), o Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e o Instituto Telemar, tem apresentado o mundo digital a adolescentes que cumprem algum tipo de pena sócio-educativa nas unidades de recuperação do Degase. A iniciativa, que integra o projeto Liberdade Digital, oferece modalidades tais como: informática profissionalizante, montagem e manutenção de computadores, reciclagem de cartuchos de impressoras e operador de telemarketing. Segundo estimativas, mais de 600 adolescentes já foram beneficiados pelo programa. (O Globo, 1/7)

Entidade garante direitos de crianças que não têm lar

Abrigos e orfanatos tornam-se, não raras vezes, morada definitiva para parte significativa de bebês e crianças lá deixados. Com o objetivo de mudar essa realidade, foi aberto, em São Paulo, o primeiro Centro de Documentação e Estudos Roberto da Silva (CDE). A iniciativa é resultado da parceria entre o Centro de Capacitação e Incentivo à Informação (Cecif) e a Fundação Orsa – Criança e Vida. (Correio da Bahia, 1/7)

Evento analisa notícias sobre a infância

A criança e o adolescente na pauta cotidiana dos veículos de comunicação. Esse foi o tema discutido na oficina de análise sobre a cobertura dada pela mídia ao trabalho infantil doméstico, promovida pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Curitiba (PR). O evento reuniu profissionais da imprensa e especialistas na área da infância e adolescência da região Sul e de São Paulo para um debate sobre o assunto. A oficina é uma das estratégias de um Plano de Ação em Comunicação para o Enfrentamento do Trabalho Infantil Doméstico, que também conta com o apoio da Fundação Abrinq, do Unicef e da Save the Children UK. (Folha de Londrina, Andréa Bordinhão, 1/7)

Gisele chora ao visitar projeto social em Salvador

A top model Gisele Bündchen visitou, ontem, o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, no Pelourinho (BA), onde conheceu projetos sociais com adolescentes em situação de risco. A modelo foi ao Pelourinho para participar de uma sessão de fotos para alunos de uma oficina de fotografia e acabou conhecendo outros projetos apoiados pelo Instituto Credicard. No Liceu, Gisele assistiu uma apresentação de música e, depois, dançou com adolescentes integrantes de projetos. (Diário do Nordeste-CE, 1/7)

Líderes debatem entraves ao desenvolvimento

A questão social e os entraves ao desenvolvimento econômico nacional foram os principais temas debatidos na primeira reunião regional do Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil, realizada na última quinta-feira, na cidade de Jaraguá do Sul, pólo industrial do norte de Santa Catarina. Durante o evento, o empresário Décio da Silva, da Weg, apresentou projeto que busca a erradicação de habitações subumanas em Jaraguá, enquanto o presidente da Random, Raul Random, discorreu sobre o Programa Florescer, que atende a 80 crianças entre 7 e 10 anos na cidade de Caxias do Sul (RS). (Gazeta Mercantil, 1/7)

Rexona Faça Mais agita hoje o Parque da Cidade

O Rexona Faça Mais de Salvador (BA), evento patrocinado pela Rexona, foi realizado no último dia 29/6, no Parque da Cidade, em Itaigara. Foram mais de seis horas de duração com apresentações musicais, oficina circense com a Associação Picolino e oficinas de artes de entidades que serão beneficiadas em Salvador. Além da Rexona, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Unilever, da Prefeitura Municipal de Salvador, da Secretaria Municipal do Saneamento e Infra-Estrutura Urbana e da Superintendência de Parques e Jardins.(Correio da Bahia, 29/06)

Empresa dá apoio às ações sociais

A Dow lançou, na Bahia, o Manual de Iniciação à Informática para Deficientes Visuais. A finalidade é demonstrar os meios de acesso à informática aos deficientes visuais, assim como prepará-los para serem usuários da Internet. A iniciativa foi agraciada com o Prêmio Eco 2002 na categoria Educação. O Eco é uma premiação da Câmara Americana de Comércio de São Paulo (Amcham), em reconhecimento às ações de cidadania empresarial no Brasil. (A Tarde-BA, 29/06)

Seguros feitos sob encomenda para a mulher

Parte da arrecadação que as empresas obtêm com as vendas de seguro são direcionadas a instituições que lutam para combater o câncer feminino. No caso do Unibanco e do Citibank, parte da verba é revertida para o Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC), famoso por promover a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. O Itaú doa parte da renda para o Hospital do Câncer A. C. Camargo. No caso do Banco do Brasil, a doação é destinada aos programas sociais BB Educar e Trabalho e Cidadania, da Fundação Banco do Brasil. (Jornal da Tarde-SP,29/06)

Prorrogadas inscrições para o prêmio

O Prêmio Itaú-Unicef – Educação & Participação prorrogou suas inscrições até 14 de julho, em função de solicitações de ONGs localizadas em regiões distantes, que necessitam de mais tempo para providenciar sua inscrição. O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Unicef, com coordenação do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Neste ano, a intenção é identificar projetos que articulem diferentes espaços e propostas de aprendizagem. (Diário do Nordeste-CE, 29/06)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Câmara Americana de Comércio de São Paulo
  • Citibank
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Fundação Orsa
  • Instituto Credicard
  • Instituto Telemar
  • Instituto Unilever
  • Random
  • Rexona
  • Unibanco
  • Weg
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional