Terça-feira, 10 de setembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 10/09/2002

A missão educação

Em artigo, o professor da Maxwell School of Citizenship and Public Affairs da Universidade de Syracuse (Estados Unidos), Luiz Carlos Merege, aborda a importância da educação na melhoria do padrão de vida de um país. Segundo ele, a elevação do nível geral da educação apresenta forte correlação com o declínio da mortalidade infantil e com o crescimento da renda familiar. Entretanto, o Brasil enfrenta diversos problemas relacionados ao assunto. Os principais são a baixa médiado número de anos de escolaridade e a evasão escolar. Desta maneira, o autor lembra algumas ações voltadas para solucionar problemas da educação no país. Uma delas é do Instituto Ayrton Senna, que tem como objetivo estratégico a busca da melhoria da qualidade do ensino público. O programa Acelera Brasil, desenvolvido pela entidade, vem obtendo grandes resultados no combate à evasão e à defasagem idade/série. (Valor Econômico, p. B2, 10/9)

Um esforço no rumo da justiça social no Brasil

Se reúnem hoje, em São Paulo, cerca de 30 empreendedores associados ao Fórum de Líderes Sociais do Brasil. A discussão terá seu foco em torno de maneiras de articular instituições públicas e privadas para identificar políticas sociais transformadoras. Segundo o coordenador do evento, Evandro Neiva, o principal objetivo do fórum é promover a eqüidade social em educação e saúde. (Gazeta Mercantil, Centro-Oeste, p. 2, 10/9)

BID libera verbas para projetos sociais

A Argentina irá receber US$ 450 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir em projetos sociais. O Brasil não vai à contramão desta tendência. O Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está apoiando 32 ONGs que atuam em cerca de 400 municípios. Para se ter uma idéia, em cinco anos, o BNDES desembolsou US$ 60 milhões para empreendedores informais de favelas e periferias. (Gazeta Mercantil, p. A11, 10/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Ayrton Senna
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional