Terça-feira, 11 de novembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 11/11/2003

As melhores empresas em responsabilidade social

As empresas 3M, Acesita, Belgo, CPFL, Multibrás, Natura, Perdigão, Philips, Serasa e TRW foram as dez instituições privadas apontadas como modelo em responsabilidade social pela quarta edição do Guia de Boa Cidadania Corporativa. Produzido pela revista Exame – em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) – o guia tem como objetivo disseminar os conceitos de boa cidadania corporativa entre as empresas. Participaram do estudo 245 organizações, respondendo a um questionário baseado nos indicadores Ethos, sobre valores e princípios éticos. O Guia será oficialmente lançado em 18 de dezembro. (Revista Exame, 9/11)

Curumins na Holanda

Em artigo, Luiz Carlos Merege, professor titular e doutor pela Maxwell School of Citizenship and Public Affairs da Universidade de Syracuse, fala sobre os compromissos cada vez mais desafiadores da responsabilidade social empresarial. Merege cita o caso do Grupo Orsa que, há três anos, assumiu o controle acionário da Jarí Celulose e comprometeu-se a sanar a histórica dívida social criada pelo enclave de uma indústria em plena selva amazônica. O professor afirma que esse compromisso vem sendo cumprido com a implementação de projetos sociais na região do Jarí. Segundo ele, para manter os projetos da fundação na localidade, a Jari Celulose S/A destina anualmente 1% do faturamento bruto à instituição. Os investimentos na área social privilegiam programas nas áreas educacionais e de saúde e tem como população alvo crianças, adolescentes e mulheres. (Valor Econômico, 11/11)

Especialistas discutem relações raciais no país

A desigualdade racial está em debate desde ontem (10/11), em Itabuna (BA). O assunto é tema de seminário que acontece até hoje, no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Promovido pela Fundação Ford, em parceria com a prefeitura local, o encontro está discutindo temas ligados à economia nas relações raciais no Brasil pós-abolicionista, política de cotas nas universidades, diversidade cultural e obrigatoriedade do ensino de cultura afrobrasileira. Os trabalhos envolvem especialistas em programas de inclusão, como o educador Pablo Gentilli, o presidente da Fundação Palmares, Ubiratan Castro e a professora Ana Célia da Silva, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). (Correio da Bahia, 11/11)

Fundação Abrinq inscreve para o Prêmio Criança 2004

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Criança 2004 da Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência. O concurso é destinado a indivíduos, organizações sociais ou empresas cujas ações tenham contribuído para a melhoria das condições de vida de crianças. Nesta edição, serão destacados projetos voltados para a faixa etária de 0 a 6 anos. Segundo a coordenação, o prêmio busca oferecer reconhecimento e disseminar iniciativas que transformem positivamente a realidade da infância. Desde sua criação, em 1989, o Prêmio Criança deu estímulo e visibilidade a 52 projetos que beneficiaram milhares de crianças e jovens em todo o país. Os interessados podem preencher a ficha de inscrição no endereço eletrônico da entidade, www.fundabrinq.org.br/premiocrianca. (Correio da Bahia, 9/11)

Deficientes precisam de 518,12 mil empregos

Pesquisa inédita realizada pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, revela que o mercado de trabalho formal precisa criar 518,12 mil vagas, em todo o país, para pessoas com deficiência. O estudo, intitulado Retratos da Deficiência no Brasil, traz como um dos apontamentos a diferença salarial entre deficientes e não deficientes. Enquanto a renda familiar per capita da população brasileira é de R$ 297,44, entre as pessoas com deficiência o rendimento cai para R$ 208,98. A pesquisa, editada em forma de livro e distribuída gratuitamente, pode ser acessada na íntegra no endereço eletrônico www.cidadania-e.com.br. (Correio da Bahia, 9/11)

Neto e Marinho

O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, recebeu na sede da Rede Globo de Televisão, no Rio de Janeiro, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. Durante o encontro, os empresários conversaram sobre as parcerias que o Sistema CNI mantém com a Fundação Roberto Marinho para a realização de atividades sócio-culturais. Um dos projetos que leva a assinatura das organizações é o Ação Global, iniciativa que já beneficiou mais de dois milhões de pessoas em todo o país. (Jornal do Commercio-PE, 9/11)

Empreendedorismo

A EFESO e o Instituto Cultural Oboé promovem, no próximo mês, em Fortaleza, o Fórum de Empreendedorismo Social. Com foco no aprendizado contínuo de pessoas e organizações voltadas para o desenvolvimento institucional e humano, o evento contará com renomadas personalidades da área, como os ministros Cristovam Buarque e Jacques Wagner. O encontro acontecerá entre os dias 2 e 4, no Centro de Convenções da cidade. (Diário do Nordeste – CE, 11/11)

Fórum debate trabalho e desenvolvimento social

Começa hoje (11/11) e estende-se até o próximo dia 13, em Fortaleza, o V Forúm da Construção Civil, evento que discutirá a construção civil como meio para o desenvolvimento social e promoção do trabalho. Durante o encontro, serão apresentados cursos, palestras e experiências de sucesso dentro da temática da responsabilidade social e das modernas tecnologias. Promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), em parceria com a Caltech Engenharia, o evento discutirá as políticas sociais do atual governo como forma de levar a prática da responsabilidade social para o cotidiano das empresas de construção civil. Segundo Carlos Fujita, presidente do Sinduscon-CE, a intenção é mostrar o potencial do setor para a geração de trabalho, e o conseqüente desenvolvimento social. (Diário do Nordeste -CE; O Povo, 11/11)

Nossos futuros ′Gugas′

Uma parceria do Consulado da Alemanha, Unimed e Prefeitura de Vitória viabilizará o uso do esporte como ferramenta para a inclusão social de adolescentes pobres da capital capixaba. A iniciativa irá oferecer aulas de tênis a 300 adolescentes selecionados pela Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces) nas comunidades de Santa Helena, São José e Jesus de Nazareth. O projeto começa a funcionar a partir do próximo dia 27, e tem duração garantida para o próximo ano. (A Gazeta-ES, 11/11)

Vapt-vupt

O empresário João Trevisan será o presidente do Instituto Agas de Responsabilidade Social, criado recentemente pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). (Zero Hora – RS, 11/11)

Coluna Ancelmo Góis

O Instituto Ayrton Senna recebeu o reconhecimento da Unesco por seus projetos em favor do desenvolvimento humano. A instituição foi homenageada com o título Cátedra em Educação, congratulação até então concedida apenas a universidades e instituições de pesquisa. (Diário de S. Paulo, 11/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • 3M
  • Acesita
  • Belgo
  • Caltech Engenharia
  • Confederação Nacional da Indústria
  • CPFL
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Ford
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Grupo Orsa
  • Instituto Agas de Responsabilidade Social
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Cultural Oboé
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Jari Celulose S/A
  • Multibrás
  • Natura
  • Organizações Globo
  • Perdigão
  • Philips
  • Revista Exame
  • Serasa
  • Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Ceará
  • TRW
  • Unimed
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional