Terça-feira, 12 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 12/08/2003

Ações combatem desperdício

Uma parceria firmada entre o Sesc de Pernambuco e empresas do ramo hortifrutigranjeiro com atuação em unidades da Central de Abastecimento (Ceasa) vem combatendo o desperdício de alimentos e ajudado a melhorar as refeições de pessoas atendidas em 25 instituições filantrópicas do estado. A ação, intitulada Banco de Alimentos do Sesc, funciona desde 2001 e beneficia mais de 8 mil pessoas, principalmente crianças, adolescentes e idosos. O coordenador do programa, Fernando Soares, anunciou ainda que a Ceasa irá disponibilizar um frigorífico que servirá como armazém de alimentos doados por outras empresas como Kraft Foods e Mococa. (Gazeta Mercantil, 12/8)

Parcerias vão ajudar camelôs e incentivar cultura

A Prefeitura de São Paulo e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) se uniram para transformar uma antiga agência, no Vale do Anhanguera, em centro cultural. A iniciativa irá oferecer espaços dedicados à música e ao teatro, além de abrigar os corpos estáveis de baile e coral do Teatro Municipal. As obras estão previstas para serem entregues em fevereiro de 2004 e contam com um orçamento de R$ 12,3 milhões, garantidos pela ECT. A Prefeitura da cidade firmou ainda uma parceria com a Nestlé para garantir a cessão de Termos de Permissão de Uso (TPU′S) para que camelôs possam instalar barracas de sorvete. A ação irá beneficiar 200 vendedores autônomos que trabalhavam irregularmente. A Nestlé se prontificou para oferecer treinamento, carrinhos e roupas aos participantes. (O Estado de S. Paulo, Marcus Lopes e Leandro Narloch, 12/8)

Prêmio do bem

Prêmio Balanço Social Aberje, Apimec, Ethos, Fides, Ibase. A premiação irá agraciar os melhores balanços sociais, publicados em 2003, referentes à ações e resultados das empresas em 2002. O objetivo é estimular a produção e publicação de balanços sociais pelas instituições, reconhecer e homenagear os balanços de excelência, difundir a importância desse instrumento na transparência das ações das empresas, além de gerar referências de práticas de excelência na gestão de responsabilidade social. Poderão se inscrever empresas de todos os portes, de natureza e setores diversos. Para tanto, basta que tenham publicado seu balanço social no ano 2003, referente às ações e resultados de 2002. (Gazeta Mercantil, 12/8)

Internet Solidária

Com a proposta de diminuir o vácuo existente entre a intenção de contribuir e a maneira de fazê-lo, a empresa Ibest lança o portal AjudaBrasil (www.ajudabrasil.com.br). A iniciativa tem por objetivo atuar como um ponto de encontro entre os que querem ajudar e os que precisam de auxílio. Mais de 100 entidades já se cadastraram no portal, que irá oferecer diversas opções aos interessados na prestação de serviços sociais. Para participar, basta preencher um formulário e selecionar a causa com a qual pretende-se contribuir. As instituições cadastradas serão avaliadas por um conselho, que tem personalidades como o publicitário Washington Olivetto e os artistas Luciano Huck e Malu Mader como membros. A meta do grupo é recrutar 40 mil voluntários por meio do portal até o final do ano que vem. (Revista IstoÉ, Maria de Freitas,11/8)

Terceiro Setor em ação

Para movimentar entidades sociais e empresas socialmente responsáveis de Brasília (DF), a Associação Amigos do Futuro lança o Observatório Brasília do Terceiro Setor – fórum mensal de discussões para coordenar e incrementar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e social. O primeiro encontro, que acontecerá amanhã às 19h, no Hotel Meliá Confort, terá como expositores o assessor especial do presidente da República, Oded Grajew, e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do DF e Territórios, Eduardo Sabo, autor do livro Fundações e Entidades de Interesse Social. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (61) 242-8937 e 914-9432. (Correio Braziliense, 12/8)

Crescimento em grupo

A TCO, empresa do segmento de telefonia celular, foi uma das vencedoras do Prêmio Info2000, na categoria Cidadania. A premiação é concedida pela revista Exame, que realiza um ranking qualitativo com base em vários itens, como rentabilidade, crescimento, volume das vendas no ano e atuação social. Somente em 2002, a empresa investiu cerca de US$ 3,5 milhões em mais de cem projetos sociais que atendem 200 mil crianças por ano. Um desses programas é o Acelera Goiás, que beneficia 160 mil crianças e funciona em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Educação de Goiás. (Correio Braziliense, 12/8)

Amigos da Bahia

Lançado em 2001, o projeto Amigos da Bahia vem proporcionando educação de qualidade a jovens atletas das divisões de base do clube de futebol Bahia. Fruto de uma parceria firmada entre a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa disponibiliza salas de aulas com tevês e vídeos que utilizam a metodologia proposta pelo Canal Futura e o programa Telecurso 2000. (Correio da Bahia, 12/8)

Hemope terá Sala de Leitura Ariano Suassuna

Levar a literatura e conhecimento a hospitais e instituições comunitárias de todo o Brasil. Essa é a proposta do projeto Sala de Leitura, ação desenvolvida pelo Grupo Editorial Record em conjunto com a Oldemburg Marketing Cultural e a White Martins. A ação prevê a instalação de 250 minibibliotecas até o fim do ano. Cada uma delas irá disponibilizar um acervo de mil livros, com 500 títulos de autores nacionais e internacionais. Em Pernambuco, o primeiro contemplado será o hospital Hemope, que receberá a Sala de Leitura Ariano Suassuna. A partir de setembro, o projeto chegará a outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraíba, Amazônia, Rio Grande do Norte, Roraima e Ceará. (Diário de Pernambuco, 12/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo Editorial Record
  • Ibest
  • Instituto Ayrton Senna
  • Kraft Foods
  • Mococa
  • Nestlé
  • Oldemburg Marketing Cultural
  • TCO
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional