Terça-feira, 12 de novembro de 2002
Por: GIFE| Notícias| 12/11/2002Fundação Roberto Marinho ganha Prêmio Unesco
Acontece amanhã, em Brasília (DF), a entrega do Prêmio Unesco. A Fundação Roberto Marinho foi premiada na categoria educação. O Telecurso 2000 é umas das ações mais importantes da entidade, que atende, desde 1978 (com o nome Telecurso Segundo Grau), jovens do ensino médio. A iniciativa visa a homenagear instituições e pessoas que se destacam em ações de educação, ciência, cultura, comunicação e informação, direitos humanos e cultura de paz, juventude, cidadania e jornalismo. (O Globo, p. 12, 12/11)
Sala do programa Assinatura Social é inaugurada no Chapéu Mangueira
A aula de inauguração da primeira sala de telecurso, criada a partir de recursos do programa do jornal O Globo, Assinatura Social, superou as expectativas dos educadores. “”Ficamos satisfeitos em ver tanta gente””, comemorou o coordenador do projeto, Eucrésio Ribeiro. O Assinatura Social tem como objetivo possibilitar o retorno às salas de aula de jovens e adultos que abandonaram os estudos. (O Globo, p. 17, 12/11)
Teleton atinge meta de R$ 15 milhões
A quinta edição do Teleton no Brasil, realizado na sexta-feira e no sábado, atingiu a meta estabelecida pelos organizadores. Após mais de 24 horas de programação, o evento – que arrecada dinheiro para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) – encerrou as atividades com um total de R$ 15.141.367 em doações. A quinta edição foi transmitida ao vivo pelo SBT e pelo canal 607, da DirecTV. O valor arrecadado será destinado à construção de uma nova unidade. O local ainda está sendo escolhido, mas a diretoria da AACD informou que o prédio deverá ser construído em um município da região metropolitana de São Paulo. (O Estado de S. Paulo, A13, 12/11)
Missão cumprida
O Instituto Ayrton Senna inaugurou hoje quatro das cinco creches do projeto Casa das Crianças, em São Paulo. As obras são frutos de parceria entre o instituto, 180 decoradores e as construtoras Carlos Bratke e Bratke e Collet, Camargo Corrêa, Método, Inpar e Novo Marco. As creches localizadas em Paraisópolis, Santana, Belém e Saúde foram reformadas e vão ficar abertas para visitação pública durante um tempo. Em seguida, voltarão a funcionar, atendendo centenas de crianças. (O Estado de S. Paulo, D4, 12/11)
ONG Amar muda a vida de 400 crianças do Rio
Com sede no Rio de Janeiro e apenas quatro funcionários, a ONG Amar transforma a vida de cerca de 400 crianças e adolescentes de favelas do Grajaú, Tijuca, Acari, Duque de Caxias e Ramos. Por meio do programa A Caminho da Cidadania, que engloba mais de 10 projetos sociais voltados para jovens de baixa renda, a Amar forma garçons e cozinheiros. O pequeno sobrado, cedido por um médico, onde funciona a instituição também oferece reforço escolar e apoio nutricional às crianças das favelas. Para a maior parte das meninas e meninos do Morro dos Macacos ou do Morro da Cachoeirinha esta é a oportunidade única de terem aulas de informática e inglês. A ONG é apoiada por um casal de americanos e pelas empresas Docas, C&A, Cervejaria Bavária e Klabin. (Jornal do Brasil, p. C4, 11/11)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: