Terça-feira, 13 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 13/05/2003

Acervo já conta com mais de 350 livros, 4,5 mil gravuras e fotografias

O projeto Biblioteca Digital Multimídia prevê a inauguração de mais 16 centros de capacitação, além dos nove já em funcionamento. O programa é amparado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela Embratel, pela Star One e pela Siemens, e realizado pelo Instituto Embratel 21. A Biblioteca Digital Multimídia visa a oferecer um acervo de mais de 350 livros, 4,5 mil gravuras e fotos, além de programas, palestras e seminários digitalizados para os freqüentadores das bibliotecas públicas e internautas de uma maneira geral. (Jornal de Brasília, 13/5)

Multibrás terá programa de voluntariado

A Multibrás da Amazônia lançará ainda neste ano, em Manaus, o Programa Multibrás de Voluntariado. O objetivo é incentivar ações voluntárias nas áreas de saúde e educação junto a seus colaboradores. As dez maiores instituições sociais com atuação voltada para crianças e adolescentes serão alvo das ações da empresa. (A Crítica-AM, 13/5 e 10/5)

Secretário vai anunciar projeto para crianças

O projeto Se Liga Pernambuco será lançado hoje (13/5), em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a presença do secretário estadual de Educação de Pernambuco, Mozart Neves. A ação funcionará por meio de uma parceria entre o estado, o Instituto Ayrton Senna e o grupo Empresários pelo Desenvolvimento Humano. As aulas do projeto começaram no último dia 5 de maio. (Diário de Pernambuco, 13/5)

Cem dias

Em artigo, o secretário de Educação e Cultura de Pernambuco, Mozart Neves, afirma que os cem dias que completou a frente da secretaria são suficientes para que ele preste conta de suas ações. Para Neves, problemas como violência, fome, desigualdades sociais e falta de educação de qualidade são questões coletivas e não só do Estado. Todos essas dificuldades devem ser debatidas e resolvidas com o auxílio da população. Neves cita como exemplo o programa Pernambuco Alfabetizado, que conta com o Se Liga Pernambuco, uma parceria com o Instituto Ayrton Senna. (Jornal do Commercio-PE, 13/5)

BB expõe plano para Fome Zero

O Banco do Brasil apresentou ontem (12/5), em Porto Alegre, as suas linhas de atuação no Programa Fome Zero. Ao todo, as ações beneficiarão cerca de 626,4 mil brasileiros. Os recursos são provenientes do repasse de 50% da taxa de administração do Fundo BB-DI Básico. O BB também pretende investir na geração de emprego e renda. A estimativa é que, em 2003, sejam criados mais de 13 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Além disso, nos próximos quatro anos o Programa Nacional de Incubadora de Cooperativas Populares deverá beneficiar cerca de 8 mil assentados. (Correio do Povo, 13/5)

Fundo Social do BB

O Fundo BB-DI Básico do Banco do Brasil destinará 50% de sua taxa de administração ao Programa Trabalho e Cidadania, desenvolvido pela Fundação Banco do Brasil. O fundo repassará cerca de R$ 600 mil ao ano para o investimento social. A iniciativa de direcionar esses recursos para projetos que beneficiem comunidades de baixa renda faz parte do Plano de Ação BB no Programa Fome Zero. (Gazeta Mercantil, 13/5)

Programa beneficia jovens em Taquari

Foi lançado ontem (12/5), em Porto Alegre, o Programa Formare. Inicialmente, 15 estudantes de baixa renda de Taquari receberão capacitação profissional por meio do programa. O projeto foi criado há 15 anos pela Fundação Iochpe e funciona em mais de 20 empresas espalhadas pelo país. (Zero Hora, 13/5)

TIM e Pirelli participam de projeto para erradicar analfabetismo no Acre

As empresas Tim e Pirelli formalizaram no sábado (10/5), em Xapuri, no Acre, suas contribuições para o Projeto Alfa 100, do Governo Federal. O objetivo é, em três anos, erradicar o analfabetismo no estado. As duas companhias estarão contribuindo com R$ 4,5 milhões por um período de três anos. (A Gazeta-AC, 10/5)

Ônibus da Justiça Itinerante sai hoje

Começou a funcionar no sábado (10/5), em Vitória (ES), o ônibus da Justiça Itinerante. O projeto Justiça Comunitária vai oferecer atendimento jurídico a comunidades de baixa renda da cidade. O veículo foi doado pela Fundação Banco do Brasil e possui sala para a reclamação inicial, para audiência e conciliação, sanitário, lavatório e cozinha. Todos os sábados a equipe atende quatro bairros dos municípios da Grande Vitória. (A Gazeta-ES, 10/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco do Brasil
  • Embratel
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Iochpe
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Embratel 21
  • Multibrás da Amazônia
  • Pirelli
  • Siemens
  • Star One
  • Tim
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional