Terça-feira, 14 de maio de 2002

Por: GIFE| Notícias| 14/05/2002

Como funcionam as lideranças voluntárias

Em artigo, Iêda A. Patrocínio Novais, diretora presidente e CEO da Mariaca & Associates, diz que com um exército de 20 milhões de voluntários o Brasil desponta como uma das áreas mais promissoras do mundo para o desenvolvimento de atividades voluntárias. A crescente participação de empresas em projetos voluntários é, talvez, o motivo que tenha dado um novo status ao tema no Brasil. A seriedade com que um projeto comunitário deve ser conduzido nas organizações necessita, preferencialmente, ser traduzido por meio de um código de ética. Com ele, as ferramentas colocadas à disposição pelas empresas serão suficientes para que projetos de voluntariado consigam atingir seus objetivos e tenham líderes que reúnam equipes engajadas de voluntários.
(Valor Econômico, p. D4, 14/5)

Ação Empresarial promove seminário

A ONG Ação Empresarial pela Cidadania promove, hoje, no Recife, o seminário Ação em Debate. A partir das 19h, no auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco, a empresária Mônica Galiano fala sobre Voluntariado Empresarial – Ferramenta e Gestão de Programas. Mônica é diretora da entidade mineira Voluntário das Gerais. O evento tem apoio da Chesf e Sebrae-PE.
(Gazeta Mercantil, p. Nordeste 2, 14/5)

Duas entidades de SC ganham Prêmio Bem Eficiente

A Associação dePais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Blumenau, e o Instituto Lar da Juventude de Assistência e Educação Parque Dom Bosco, de Itajaí, receberão o Prêmio Bem Eficiente de 2002. Hoje na sexta edição, o prêmio é organizado por sete empresas, que avaliaram 351 instituições beneficentes, destacando as melhores em sua administração. Para a avaliação, foram levados em consideração 42 critérios, selecionados segundo padrões internacionais de beneficência. Alguns deles são: resultados organizacionais, financeiros, transparência e impacto social.
(Jornal de Santa Catarina, p. 1B, 13/5 – Salvador Gomes)

McDia Feliz faz arreca dação na terça

O McDonald′s e o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer vão lançar hoje, em João Pessoa, a campanha McDia Feliz, que consiste na arrecadação das vendas de um dia do sanduíche Big Mac para uma instituição que cuida das crianças com câncer. O McDia Feliz acontece em 13 países do mundo.
(Correio da Paraíba , p. A-12, 12/5)

Concurso premiará escolas eficientes

Escolas públicas com no mínimo cem alunos matriculados e que têm gestão eficiente podem se inscrever para participar do Prêmio Gestão Escolar, concedido pela Fundação Roberto Marinho, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes de educação (Undime) e pela Unesco. Até cinco escolas podem ser escolhidas em cada estado brasileiro. As selecionadas receberão um diploma de escola referência nacional em gestão. O objetivo do prêmio, que está na quarta edição, é estimular ações bem-sucedidas de gestão escolar e incentivar os estabelecimentos a promover avaliações permanentes. A previsão é que o resultado do concurso seja divulgado até outubro deste ano.
(Jornal do Commercio, p. 10, 12/5)

Empreendedorismo na cozinha

A Fundação CDL, braço social da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pernambuco, oferece curso de pastelaria a sete rapazes e moças, que estão se especializando na organização de coffee breaks para eventos. Segundo a superintendente da Fundação, Kilsa Rocha, o Mão na Massa é um programa-piloto que pretende ensinar aos jovens os caminhos do empreendedorismo. Junto com o apoio financeiro inicial e a estrutura, com computadores, telefone, fax, espaço e maquinário para o preparo dos alimentos e fardamento, a Fundação concede uma bolsa de R$ 50 a cada participante, além de aulas de gestão, orçamento e cidadania.
(Diário de Pernambuco, p. 35, 12/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Chesf
  • Fundação CDL
  • Fundação Roberto Marinho
  • Mariaca & Associates
  • McDonald´s
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional