Terça-feira, 15 de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 15/04/2003

O balanço social agrega credibilidade

Em artigo, o diretor-executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, John Mein, defende o papel da transparência por parte das empresas. Um dos principais instrumentos neste sentido é o balanço social, que constrói uma relação de credibilidade da empresa para com os diversos públicos aos quais se relaciona, além de proporcionar ganhos de imagem.Mein cita que a Fundação Dom Cabral, uma instituição voltada para a formação de executivos e empresários, está realizando um estudo com base nos mais de 170 balanços sociais. Os primeiros resultados indicam que as empresas conseguiram conquistar um relacionamento positivo com o público interno e com a comunidade. (Valor Econômico, 15/4)

McDonalds e USP usarão óleo de fritura para fabricar biodiesel

Uma parceria entre a cadeia de fast food McDonald´s e o Departamento de Química da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, pretende utilizar o mesmo óleo usado para frituras como combustível para carros. O óleo utilizado nas frituras de todas as lanchonetes do país será coletado e enviado para o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetl), onde será transformado em biodiesel. Parte dos recursos obtidos com a comercialização do combustível, ainda em fase experimental, será revertida ao Instituto Ronald McDonald, que contribui com a luta contra o câncer infantil. (O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde-SP, Correio do Povo-PR, 15/4)

Alfabetização e cidadania

Em artigo, o secretário de Educação e Cultura do estado de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, afirma que um país só poderá ser considerado soberano quando oferecer educação de boa qualidade para todos. Segundo Ramos, a taxa de analfabetos no país, segundo levantamento da Unesco, caiu, mas os índices referentes ao analfabetismo na faixa acima dos 15 anos ainda são preocupantes. Em Pernambuco a taxa de analfabetismo é de 24,5% de analfabetos e o governo do estado pretende reduzir para 15% em quatro anos. Um convênio firmado entre o governo e o Instituto Ayrton Senna lançou o projeto Se Liga Pernambuco, que irá trabalhar com crianças e jovens de 9 a 14 anos que ainda não estão alfabetizados. Em 2003, o projeto beneficiará 48 municípios, envolvendo cerca de 30 mil crianças e jovens, 1400 capacitadores e 80 supervisores. (Jornal do Commercio-PE, Mozart Neves Ramos, 15/4)

Nair, um exemplo

A dona-de-casa, Nair Ramos Rodrigues, 72, vai todas as noites para a sala de aula no Centro de Atendimento Integral à Criança (Caic) Francisco Oliveira, no bairro Espinheiros, em Florianópolis (SC), para aprender a ler e escrever. Dona Nair é uma das participantes do Projeto de Alfabetização BB Educar Fases, implantado em 2001 numa parceria entre a secretaria de Educação do estado e a Fundação Banco do Brasil. A fundação fornece material didático-pedagógico e promove a capacitação de professores e voluntários. Atualmente, o projeto tem 471 alunos. (A Notícia-SC, 12/4 e 15/4)

Projetos públicos atraem empresas

O assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Oded Grajew, declarou ontem no Recife (PE), durante o primeiro Ação em Debate de 2003, que as empresas brasileiras estão entrando em uma nova fase de realização de ações na área de responsabilidade social. Além dos projetos desenvolvidos pelas instituições, elas estão apoiando o programa Fome Zero, do governo federal. O evento discutiu com empresários e entidades a proposta de formação de um pacto social. O debate foi promovido pela Ação Empresarial pela Cidadania. (Jornal do Commercio-PE, 15/4)

Inauguração

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza inaugura, hoje, sua nova sede no bairro Batel, na capital paranaense. A fundação, criada em 1990, promove a luta pela conservação da natureza. (Gazeta Mercantil – Sul, 15/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Dom Cabral
  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Ronald McDonald
  • McDonald´s
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