Terça-feira, 15 de julho de 2003
Por: GIFE| Notícias| 15/07/2003Muito bem comemorado
A Rede Globo receberá o prêmio Empresa Socialmente Responsável 2003, pelo destaque no apoio ao SESC/DF na implementação de projetos sociais. A premiação integra as comemorações preparadas pelo Sistema Fecomércio/DF para o Dia do Comerciante, celebrado na próxima quarta-feira. (Correio Braziliense, Jane Godoy, 15/7)
Prêmio Policial amigo da criança
Em evento ocorrido no último sábado (12/07), que marcava o lançamento do prêmio Policial Amigo da Criança: Anjo da Guarda, a prefeita de Boa Vista, Teresa Jucá, buscou estabelecer parcerias para dar segmento aos cerca de 10 programas sociais desenvolvidos na cidade. Segundo a prefeita, projetos que atendam crianças e adolescentes receberão prioridade. Atualmente, os projetos sociais em Boa Vista contam com parceiros importantes, como a Fundação Abrinq, o Unicef e a Petrobrás Social. (Jornal Brasil Norte, 15/7)
Projetos infantis
Os professores têm até hoje (15/7) para participar do Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2003. O concurso é uma parceria do Ministério da Educação, da Fundação Orsa e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. Criado com o objetivo de valorizar e estimular profissionais que desenvolvam projeto educativos em creches e pré-escolas públicas de todo o Brasil, a premiação irá agraciar 27 profissionais, um de cada unidade da federação. (Correio Braziliense, 15/7)
Festa na colméia
A campanha McDia Feliz 2003, promovida pela rede fast-food McDonald′s, terá a renda revertida para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GAAG). (Tribuna da Bahia, 15/7)
Responsabilidade social
Os projetos Cabras Comunitárias – ampliando a experiência de criação de cabras em três municípios do médio Jequitinhonha, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Verde Catas Altas, do Centro Universitário Newton Paiva, estão entre os vencedores do Prêmio Banco Real/Universidade Solidária. As iniciativas, que têm caráter educativo e contribuem com o fortalecimento da comunidade para gerar renda e bem-estar, receberão, cada uma, R$ 20 mil para sua implementação. Entre os estados que tiveram projetos contemplados estão o Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. (Estado de Minas, 15/7)
Abaixo o analfabetismo
Com 9,9% da população acima de 15 anos considerada analfabeta, o município de Aracruz (ES) lançou ontem (14/7) um curso de formação de alfabetizadores, numa parceria com o Programa BB Educar, da Fundação Banco do Brasil. A meta é preparar professores para alfabetizar 500 pessoas nos próximos cinco meses, inclusive nas aldeias indígenas da região. (A Gazeta-ES, Elaine Silva, 15/7)
Criança Esperança
Angélica será a garota-propaganda da campanha que irá mostrar os resultados do Criança Esperança. Serão quatro filmes de trinta segundos cada veiculados na programação da Rede Globo. Há 18 anos a emissora realiza a arrecadação, com apoio do Unicef. (
Novos desafios da responsabilidade social
A quinta edição da Conferência Nacional do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, realizada em junho, veio reafirmar a importância da gestão socialmente responsável. Principal evento do Instituto Ethos, a Conferência Nacional contou com a presença de 650 empresários, executivos e representantes de entidades empresariais, além de 67 palestrantes, que tiveram a oportunidade de participar de oficinas de capacitação e troca articulada de informações e experiências ligadas à responsabilidade social empresarial. Durante o encontro, foram lançadas a versão 2003 dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e três novas edições setoriais dirigidas aos ramos financeiro, de mineração e de papel e celulose. (Estado de Minas, 13/7)
Informe da Bahia
Com o plantio de uma muda de ipê-rosa na entrada do Parque da Cidade, em Salvador, o prefeito Antonio Imbassahy lançou ontem (14/7) o Clube da Árvore, programa de educação ambiental que ensina jovens estudantes a preservar o meio ambiente. Fundado em 1982 no Sul do país pelo Instituto Souza Cruz, o Clube da Árvore é voltado para a conservação e renovação das riquezas florestais. Em Salvador, o Clube irá desenvolver atividades em dez escolas da rede municipal. (Correio da Bahia, 13/7)
Realidade expõe à violência
Alertar sobre as várias formas de violência a que ficam sujeitas crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil doméstico. Essa é a proposta da campanha publicitária lançada em abril pela Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância, OIT, Fundação Abrinq e McCann-Erickson. Segundo a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, atualmente10% das pessoas empregadas em funções domésticas no Brasil são meninas. Levando à tona a discussão sobre essa forma de exploração infanto-juvenil, a campanha será veiculada em jornais, rádios e tevês de todo o país. (A Notícia-SC, 13/7)
Gazeta é quem mais discute trabalho infantil
Pesquisa realizada pela Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância aponta que a Gazeta de Alagoas, ao lado de A Tarde (BA), é o jornal brasileiro que apresenta o maior percentual de matérias sobre trabalho infantil. Mais de 62 jornais e revistas de todo o país foram objeto de análise da pesquisa, que busca discutir a abordagem da mídia sobre o tema e apresentar recomendações para a qualificação da cobertura jornalística sobre o trabalho infantil. Como uma das estratégias do Plano de Ação em Comunicação para o Enfrentamento do Trabalho Infantil, desenvolvido pela OIT e parceiros, foi realizada, em Salvador, uma oficina que tem por objetivo buscar o apoio da imprensa e de formadores de opinião para a causa. (Gazeta de Alagoas, 13/7)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: