Terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 16/12/2003

Telemar abre inscrições para projetos

O Instituto Telemar, organização sem fins lucrativos que atua na área de responsabilidade social, abriu, desde o último dia 8 de dezembro, inscrições para o Novos Brasis, programa de apoio e parceria para projetos sociais em 2004. A iniciativa tem por objetivo contribuir para reduzir as distâncias sociais entre comunidades por meio da democratização do conhecimento e de ações capazes de inserir um número cada vez maior de brasileiros no mapa da cidadania. Os projetos deverão ter como foco prioritário a transformação social de comunidades de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), tendo a tecnologia como fator de aceleração, beneficiando, primordialmente, crianças e jovens. As inscrições devem ser feitas até 11 de janeiro do próximo ano no endereço eletrônico da entidade www.institutotelemar.org.br. Somente em 2003, o Instituto Telemar destinou R$ 1,5 milhão para o apoio a 11 projetos sociais de terceiros em cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Amazonas e Pernambuco). (Correio da Paraíba , 16/12)

A desigualdade que desemprega

Ter algum tipo de deficiência, ser negro e, em muitos casos, ser mulher, são os fatores que mais interferem na hora de assinar o contrato de trabalho ou conseguir ascensão profissional. Para medir esse nível de desigualdade, foi divulgada na semana passada, em São Paulo, a pesquisa Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas afirmativas. O estudo, realizado pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, apurou informações de executivos de 247 empresas e mostrou, por exemplo, que a presença de mulheres e negros nas empresas é ínfima se comparada à participação desses grupos na sociedade e na População Economicamente Ativa (PEA) do país. Segundo Oded Grajew, diretor-executivo do Ethos, os resultados da pesquisa mostram a necessidade de fortalecer os trabalhos e a promoção da diversidade, levando em conta a igualdade de oportunidades para todos. A publicação contou com a participação da Escola de Administração e Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem). A pesquisa completa pode ser acessada no endereço eletrônico www.ethos.org.br. (Diário de Pernambuco; Gazeta de Alagoas,14/12)

2Montadoras esboçam o bem com giz

Quando a pauta é ações de responsabilidade social, as montadoras de automóveis no Brasil têm quase unicamente um foco de atuação: a educação. Empresas como Fiat, General Motors e Volkswagen são algumas com projetos sociais desenvolvidos na área. Segundo Marco Antônio Lage, diretor de comunicação corporativa da Fiat, a empresa tem projetos para erradicar, até 2006, o analfabetismo nas regiões de Betim e ABC, em São Paulo. Já a General Motors comemora a formatura de 70 estudantes do programa Jovens Empreendedores, responsável por ensinar a alunos de escolas públicas como formar uma empresa e seu dia-a-dia. Segundo o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, empresas de grande porte de todas as áreas investem em educação. Uma pesquisa do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) mostrou que 85,4% de seus 63 associados desenvolvem iniciativas na área educacional. (Folha de S. Paulo, 14/12)

Adolescentes em uma missão: o Nordeste

Criada em 1989 em Glória de Goitá, no Recife, a Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa) vem desenvolvendo o projeto Aliança com o Adolescente para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O programa, instituído por quatro entidades – o Instituto Ayrton Senna, as Fundações Odebrecht e Kellog′s e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – oferece a 480 adolescentes de quatro municípios pernambucanos a oportunidade de atuarem como agentes de desenvolvimento local. Os adolescentes aprendem a analisar a sua realidade e a dos municípios onde moram, identificando potencialidades e buscando soluções para os problemas. As comunidades atendidas pelo programa estão localizadas em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e são marcadas pela estagnação econômica. A Serta foi uma das organizações premiadas pela quinta edição do Prêmio Itaú-Unicef por seu trabalho de educação, treinamento e formação de jovens com idades entre 16 e 18 anos. (O Estado de S. Paulo, Ângela Lacerda,14/12)

Petrobras aposta em mostra high-tech

Cinema 3D, robótica, simulador de vôo, vídeos, terminais multimídia e projeções em 360 graus. Desde novembro, a Petrobras utiliza esses recursos para contar em uma exposição futurista a história do desenvolvimento tecnológico do país na área de energia. O evento A energia de um Sonho inclui ainda um projeto educacional, cujo objetivo é levar professores de 8ª série e do ensino médio de escolas estaduais e municipais a usarem os livros temáticos e as informações da mostra como material paradidático de sua grade curricular. A exposição faz parte da comemoração dos 50 anos da empresa e mostra também os avanços na proteção ao meio ambiente e os resultados obtidos com projetos de responsabilidade social, como patrocínios esportivos e culturais. Onze capitais brasileiras terão a oportunidade de receberem a exposição, dentre elas São Paulo, Manaus e Brasília. A mostra contará com a parceria das secretarias locais de educação. Todo o projeto contou com o investimento de R$ 6 milhões. (Hoje em Dia – MG, 14/12)

Setor com responsabilidade social

A campanha de solidariedade Cada Real vale uma ação social está chegando às mesas dos melhores restaurantes da capital federal. Lançada em Brasília pelo Instituto dos Direitos da Infância (Indica), a proposta é simples: o cliente recebe a conta e doa, se desejar, um real (ou mais) para o movimento DF Social, que reúne 14 organizações sem fins lucrativos e com reconhecida credibilidade por sua atuação em defesa das crianças e jovens brasilienses. A empreitada conta com apoio de artistas com reconhecido trabalho na área de desenvolvimento humano, como Renato Aragão e Daniela Mercury. (Jornal de Brasília, 14/12)

Educação: estudo sugere opções de financiamento

A Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – em parceria com a Fundação Ford, está lançado o estudo Simulando, material que apresenta alternativas de financiamento da educação básica. As simulações propostas pelo documento apresentam, com cálculos e projeções, políticas de financiamento da educação básica. As soluções consideram as principais alternativas sobre as formas de financiamento da educação básica, projetando três cenários diferenciados por níveis valor mínimo anual por aluno para cada alternativa e visam a subsidiar o debate técnico-político sobre o assunto. Segundo a coordenação, o projeto visa contribuir para a instalação de um novo modelo de educação, que combata a exclusão e contribua para a formação da cidadania. (Tribuna do Norte, 14/12)

Chesf ajuda a preservar biblioteca

Uma parceria entre a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a Organização Não-Governamental Aurora 21e da Faculdade de Direito de Recife irá restaurar o acervo histórico da biblioteca existente na universidade. O projeto, intitulado, Preservação da Memória da Faculdade de Direito do Recife, irá consumir um recurso de R$335 mil. Na última semana, a Chesf se comprometeu a investir R$100 mil na obra. A empresa de energia fez apenas a exigência de uma contrapartida social da faculdade, como por exemplo: propiciar a visita de alunos de escolas públicas à biblioteca. (Jornal do Commercio-PE, 14/12)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
  • Fiat
  • Fundação Ford
  • Fundação Kellog′s
  • Fundação Odebrecht
  • General Motors
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Telemar
  • Petrobras
  • Volkswagen
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