Terça-feira, 16 de julho de 2002
Por: GIFE| Notícias| 16/07/2002Brasil Conects organiza mostra da arte da periferia em shopping center
A Brasil Conects, especializada na organização de arte, está utilizando sua experiência para montar uma mostra diferente. Ao invés de artistas renomados e obras milionárias, são pessoas comuns dos bairros de Capão Redondo e Jardim Ângela, em São Paulo, que vão expor seus trabalhos no shopping Jardim Sul. O projeto começou há dois anos. Fizemos contatos com associações de bairros para levar artistas para dentro dessas comunidades, conta Sérgio Pizoli, curador do projeto Periferia São Paulo. Após três meses de visitas a Brasil Conects recebeu propostas de projetos sociais elaboradas por esses artistas, que já conheciam um pouco da realidade local e poderiam criar projetos de acordo com as necessidades do lugar. Foram criadas sete oficinas de arte. Cada oficina é desenvolvida em uma associação diferente dentro dos bairros e beneficia entre 20 e 50 pessoas. (Valor Econômico, p. B2, 16/7 – Marcelo Lojudice)
ONG mundial voltada à juventude vem ao Brasil avaliar ações sociais
A cúpula da International Youth Foundation (IYF) irá se reunir pela primeira vez no Brasil na próxima quinta-feira. O evento deve resultar em uma avaliação geral da situação dos jovens no país, e também estimular novas parcerias entre ONGs locais e investidores internacionais que contribuem com a IYF, como Coca-Cola, Nike, Microsoft, Nokia, Lucent Technologies e outros. A IYF é uma das maiores organizações voltadas ao público jovem (de 5 a 20 anos) do mundo. Foi fundada em 1990, nos EUA, e age como uma ponte entre ONGs sociais e grandes investidores. A instituição está presente em 68 países. (Folha de S. Paulo, p. C3, 15/7 – Renato Essenfelder)
Projeto aproxima jovens da periferia e grandes pintores
Em vez de medo, violência e falta de perspectivas, telas, tubos de tintas e contatos com artistas. O projeto Jovens Fazem Arte começará nesta semana com oficinas nos ateliês do Instituto Tomie Ohtake e tem como objetivo aproximar adolescentes de talento da periferia de São Paulo de grandes nomes da pintura nacional. O projeto será encerrado no dia 8 de outubro, com o leilão O Artista pela Criança. O dinheiro arrecadado será revertido para a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. (O Estado de S. Paulo, p. C4, 15/7 – Luciana Garbin)
Segundo fórum discute desafios da educação
O segundo fórum do projeto Educando o Cidadão do Futuro, uma realização da Telemar e dos jornais O Globo e Extra, teve como temática principal os desafios que a educação enfrenta em um país onde a violência, as drogas e a miséria são problemas que necessitam de ações urgentes. O encontro, que aconteceu no último dia 9 de julho, foi a etapa final do projeto, iniciado em novembro de 2001. (O Globo, p. 2, 13/7)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: