Terça-feira, 16 de outubro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 16/10/2001

Eventos

Será realizada hoje (16/10), em São Paulo, a palestra A Credibilidade do Balanço Social, com as participações do mestre em ciência política, Ciro Torres, e do mestre em ecologia e diretor de Desenvolvimento de Negócios da ERM Brasil, Rubens de Oliveira Jr. O evento acontecerá das 16 às 18h no auditório da Abamec. Informações pelo telefone (11) 3107-1571 ou pelo e-mail [email protected].

Ética – A Fundação Getúlio Vargas (FGV) promove hoje (16/10), no Rio de Janeiro, o II Seminário de Ética nas Empresas Públicas e Privadas. Entre os participantes estarão Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, Lia Blower, gerente de comunicação Nacional da Petróleo Brasileiro S/A, e Antônio Carlos Porto Gonçalves, do Instituto Brasileiro de Economia. O evento acontecerá no auditório da FGV. Informações pelo telefone (21) 2559-5629 ou pelo e-mail [email protected]. (Valor Econômico, p. C18, 16/10 – Patrícia Fortunato)

Minas será sede do primeiro diálogo empresarial da ONU

Belo Horizonte receberá nesta semana, nos dias 18 e 19, um evento que tem como ambição tornar-se um diálogo empresarial mundial. A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Instituto Ethos e agências da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Unicef, Unifem e OIT, vão debater assuntos como direitos humanos, trabalho e meio ambiente. O objetivo é mobilizar a comunidade empresarial de todo o mundo para a promoção desses valores fundamentais, com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável dentro do contexto da globalização, dando uma face mais humana ao mercado. Durante a programação, serão fornecidos dados para estimular a implementação no Brasil de ações e programas alinhados com os princípios traçados pela ONU. Entre eles estão o de apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos internacionais, eliminar todas as formas de trabalho forçado e apoiar a erradicação efetiva do trabalho infantil. (
Estado de Minas
, p. 13, 15/10)

Craque da solidariedade

O sucesso, o prestígio e a fama de alguns jogadores de futebol têm sido revertidos no compromisso de contribuir para a promoção da infância e da juventude, procurando minimizar as diferenças sociais com a implantação de projetos de acompanhamento e integração de crianças e a dolescentes em situação de risco social. Craques como Raí e Leonardo criaram a Fundação Gol de Letra, que, devido à imagem pública desses jogadores, tem recebido apoio de instituições como a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do governo de São Paulo. O ex-meia/armador do América, Maurício Nonato, o Mauricinho das Arábias, também faz a sua parte e, em 1990, fundou o Projeto Sonho de Liberdade, no Centro de Internação Provisória de Belo Horizonte, com o objetivo de recuperar, por meio do futebol, menores (sic) infratores. Desde a implantação do programa o índice de reincidência diminuiu em 50%. (Diário da Tarde-MG-MG, p. 10, 15/10 – Ludymilla Sá)

Professora catarinense vence prêmio de educação fundamental
A professora Nadir Michelmann, de Jaraguá do Sul-SC, conquistou o Prêmio Incentivo à Educação Fundamental, da Fundação Bunge e Ministério da Educação. Ela concorreu com 743 professores de todo o País. A premiação foi entregue ontem (15/10), em Brasília, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. (A Notícia-SC-SC, p.4, 14/10)

Educação infantil é o tema que menos aparece na mídia
Em artigo, a editora de Notícias e Análise de Mídia da ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Patú Antunes, observa que a mídia brasileira cobre pouco os seis primeiros anos de vida das crianças. Segundo a pesquisa Infância na Mídia, realizada pela ANDI e pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Fundação Orsa e o Unicef, de 19.619 reportagens sobre educação publicadas por 50 jornais em 2000, apenas 769 focaram essa faixa etária. Na opinião da jornalista, a mídia tem esquecido de cobrar ao que é garantido pela legislação às crianças e não faltam assuntos importantes a ser explorados. Os seis primeiros anos não podem passar pela imprensa como assunto banal, conclui. (Diário Catarinense, p.13, 3/10).

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Bunge
  • Fundação Gol de Letra
  • Fundação Orsa
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional