Terça-feira, 17 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 17/06/2003

Parcerias para uma ética de hoje

Em artigo, Anamaria Schindler, da Ashoka Empreendedores Sociais, fala sobre a Conferência Nacional do Instituto Ethos Empresas e Responsabilidade Social, cujo tema este ano foi Ética e Desenvolvimento Social. Além de apresentar ferramentas e casos práticos que incorporam valores e ética na busca do desenvolvimento social pelos setores público, privado e social, o evento abordou a possibilidade concreta de se iniciar o debate sobre a incorporação do tema nas atividades empresariais. Além do próprio Intituto Ethos, entidades como o GIFE, a Fundação Avina e a Ashoka se juntaram na Aliança Capoava, que tem por missão construir e fortalecer alianças entre as lideranças de organizações da sociedade civil e do setor empresarial em busca de maior impacto de suas ações para o desenvolvimento sustentável. (Valor Econômico, Anamaria Schindler, 17/6)

Mapa da escolaridade

Dados divulgados na primeira semana de junho pelo Ministério da Educação mostram que a situação da escolaridade brasileira é, apesar dos esforços feitos até agora, bastante preocupante. O estudo aponta o Nordeste como a região mais frágil de nosso tecido social. Em Pernambuco, porém, algumas estratégias para mudar essa realidade já estão sendo colocadas em prática. Em 48 municípios, o governo estadual, o Governo Federal e o setor empresarial, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, estão implementando projetos que pretendem alfabetizar, em 2003, 80 mil pernambucanos de 7 a 24 anos. Programas como o Sucesso na 1ª Série, Se Liga Pernambuco e Alfabetização Cidadã fazem parte da investida. (Jornal do Commercio, Mozart Neves Ramos,17/6)

Lêda Maria (Coluna)

A Secretaria de Ação Social, a Caixa Econômica Federal, o Rotary e a Escola de Formação de Empreendedores Sociais (Efeso) discutem nesta manhã, no auditório do Centro Cultural Oboé, as diretrizes para a formação do Movimento Articulação Social, que visa a desenvolver ações na área. Entre os palestrantes estão o presidente da Efeso, João Osmar. (Diário do Nordeste, 17/6)

Lançado hoje projeto Empresa Amiga da Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia lança hoje, às 19 horas, no Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE), o projeto de auto-gestão Empresa Amiga da Santa Casa, o qual incentiva a formação de câmaras setoriais para sistematizar ajuda à instituição. Na ocasião, autoridades e empresários assinarão termo de adesão ao programa e participarão de uma palestra sobre responsabilidade social, ministrada pela doutora em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo (USP), Márcia Mendes de Luca. (Diário do Nordeste, 17/6)

Satélite

A agência regional do Banco do Brasil em Sobral (CE), por meio de um convênio firmado entre a Fundação Banco do Brasil e a Cáritas daquele município, contratou em junho dois estagiários atendidos pelo Grupo Roda Vida, ligado ao Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. O objetivo é proporcionar aos adolescentes o contato com a realidade do trabalho. Os adolescentes vão estagiar em diversos setores da agência por doze meses e receberão remuneração mensal de um salário mínimo. (Diário do Nordeste, 17/6)

Minifábricas

A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Fundação Embrapa, assinou convênio para financiar a geração de trabalho e renda nas regiões de produção de caju. Na primeira etapa do Projeto Caju – Trabalho e Renda, a Fundação Banco do Brasil investirá recursos no valor de R$ 2 milhões, beneficiando produtores dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia. A revitalização de 16 pequenas fábricas, implantação de unidades para classificação e comercialização da castanha de caju e módulos agroindustriais de processamento da fruta são algumas das ações a serem desenvolvidas pelo projeto. (Diário do Nordeste, 17/6; O Dia, 14/6)

Supermercado entrega doações para entidades

A 4ª edição do programa Ação Social Angeloni, promovido pelo Supermercado Angeloni do Shopping Mueller de Joinville (SC), beneficiou, neste ano, nove entidades. A campanha apresentou como resultado final cerca de 3.700 agasalhos (calça e blusa) e 3.700 quilos de alimentos – doados pelo supermercado – que foram entregues, na manhã de ontem, às entidades cadastradas. (A Notícia, Fernanda Gabriella Lüttke,17/6)

Faça parte

A Gelre, empresa com sede em São Paulo e que atua na área de recursos humanos, selecionou 32 profissionais, entre portadores de deficiências, idosos e jovens aprendizes, para trabalhar na quinta edição da Conferência Nacional do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, que foi realizadaentre os dias 10 e 13 de julho no Novotel Center Norte. (O Estado de S. Paulo, 14/06)

Repórter Diário

No último dia 13 de junho, durante o anúncio da edição 2003 da campanha McDia Feliz, do McDonald´s, em Belém, a vice-governadora Valéria Pires Franco propôs uma parceria com a empresa para o aproveitamento profissional de jovens assistidos pela Funcap. A rede de fast-food já funciona como porta de entrada ao mercado de trabalho para milhares de adolescentes no país e, recentemente, assinou um convênio semelhante ao proposto com a Febem em Ribeirão Preto (SP). (Diário do Pará, 14/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Avina
  • Fundação Banco do Brasil
  • Gelre
  • GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • McDonald´s
  • Rede Globo
  • Supermercado Angeloni
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional