Terça-feira, 18 de dezembro de 2001
Por: GIFE| Notícias| 18/12/2001Missão social e geração de renda
Em artigo, Anamaria Schindler, vice-presidente internacional de parcerias estratégicas da Ashoka Empreendedores Sociais, afirma que uma das alternativas para viabilizar a sustentabilidade das organizações da sociedade civil em longo prazo é a geração de renda por meio da implementação de um negócio social ou de um serviço. Contudo, a maioria das organizações vê seu papel como organizações voltadas para mudanças sociais e políticas e isso gera uma polêmica, pois tais instituições argumentam que elas estariam se desviando de seu papel social e de sua missão se passarem a focar em projetos de geração de renda para sua sustentabilidade. Enfrentando essa polêmica, mas buscando uma solução viável para o problema, a Ashoka e a McKinsey&Company têm trabalhado juntas na realização do Prêmio Empreendedor Social, um concurso nacional de planos de negócios para organizações sociais. Este ano, mais de 280 organizações e cerca de 300 estudantes universitários se inscreveram no concurso. Como resultado final, 10 finalistas tiveram o acompanhamento de consultores voluntários da McKinsey e três vencedores receberam prêmios. Os vencedores foram a Cipó-Comunicação Interativa, uma ONG da Bahia que utiliza a comunicação como meio educativo para trabalhar com jovens entre 14 e 24 anos, com educadores, familiares e com profissionais de mídia, o Projeto Carmim e a Fraternidade Universal Curumim, de São Paulo. (Valor Econômico, p. B2, 18/12)
Projeto diminui a evasão escolar em 12 municípios do estado
Professores e ONGs da região da Chapada Diamantina, na Bahia, comemoram a queda do índice de evasão escolar. Os dados atuais de evasão revelam uma redução significativa: 2,7% foi a média deste a no. Em 2000, a média registrada foi de 16%. Um dos motivos para isso é o Projeto Chapada, realizado por iniciativa da comunidade local e que conta com o apoio do programa Crer para Ver, da Fundação Abrinq e da Natura Cosméticos. Hoje o projeto atende a 50 mil alunos de 911 escolas. (A Tarde-BA
-BA, p. 4, 17/12 – José Bomfim)
Projeto social da Unifor recebe prêmio nacional
A Fundação Edson Queiroz foi homenageada, no dia 14/12, com o Troféu Empresa Cidadã, concedido pela Unesco e entregue durante o II Fórum Nacional de Cidadania Empresarial, em Salvador, na Bahia. A distinção foi conferida ao projeto Crianças e Adolescentes Portadores de Insuficiência Renal Crônica Interagem Educação e Saúde na Descoberta do Aprender, desenvolvido pela Universidade de Fortaleza (Unifor), em parceria com o Instituto do Rim e o Instituto de Doenças Renais.
Empresas cidadãs – Entre as empresas que foram premiadas com o troféu Empresa Cidadã, que representa um reconhecimento ao trabalho social das institu ições, estão o Hospital Albert Einstein, os Correios, a Chesf, a Avon, a IBM, a Ericsson, o Instituto Coca-Cola, a Unimed Salvador, a Serasa, a Ticket, a Telebahia Celular, o Liceu de Artes e Ofício da Bahia, a Embraco, a Embasa e a Cosipa. (Diário do Nordeste-CE-CE, p. 11, 15/12)
Natura desenvolve projeto de livro sobre o ECA
A Natura está desenvolvendo, juntamente com Ivanéia Maria Pastorelli, o projeto do livro Manual de Imprensa e de Mídia do Estatuto da Criança e do Adolescente. A obra, específica para jornalistas e profissionais de comunicação, tem como objetivo facilitar o acesso e compreensão do Estatuto pela imprensa. (Hoje em Dia-MG, p. 15, 15/12)
Comprometimento social
Em artigo, o empresário Germano Belchior afirma que a responsabilidade social nas empresas, além de uma questão estratégica, é hoje, acima de tudo, uma questão de sobrevivência. De acordo com o articulista, o mercado impõe hoje que as empresas e profissionais gerem valor para quem está próximo: seus colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade. A cultura da responsabilidade social tem que estar inserida nas entranhas da companhia, para que a mesma seja considerada socialmente responsável. Belchior cita ainda um estudo recente da Universidade de Havard que mostra que as empresas comprometidas com o social apresentam índices de crescimento, em média, quatro vezes mais do que as que almejam apenas o lucro. (O Povo-CE-CE, p. 6, 15/12)
Brinquedos e escovas de presente
Brincando sério. Assim foi como as crianças da comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Manaus, passaram a tarde do dia 14/12. Elas foram visitadas pelo programa Sorriso Solidário, um projeto da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa de Manaus em parceria com instituições como a Norte Brasil Telecomunicações (NBT), a Sociedade Amazonense de Pediatria e o Conselho Regional de Odontologia. Cerca de 400 meninos e meninas receberam presentes e tiveram informações sobre higiene bucal e prevenção de cáries. (A Crítica-AM-AM, p. C4, 15/12)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: