Terça-feira, 18 de março de 2003

Por: GIFE| Notícias| 18/03/2003

Educação e desenvolvimento humano

Em artigo, o secretário de Educação e Cultura de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, ressalta que o governo estadual já começou a fazer a sua parte para melhorar os indicadores educacionais da região. Foi implantado, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, um projeto de alfabetização e de correção da defasagem idade-série para as crianças e jovens do ensino fundamental. O projeto irá priorizar os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com isto, o governo do estado espera atacar o problema do analfabetismo na base, ou seja, nas primeiras séries do ensino fundamental. (Jornal do Commercio-PE, Mozart Neves Ramos, 18/3)

Fundo Princípio

As captações do Instituto Princípio de Cidadania, através do Fundo Princípio de Investimento Financeiro, vem superando as expectativas. Lançado há pouco mais de um mês pelo Conselho de Cidadania Empresarial da Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com os bancos Santos e Bonsucesso, a entidade já arrecadou, graças à participação de grandes empresas instaladas em Minas, mais de R$ 5 milhões. Trata-se de uma idéia inovadora, já que os rendimentos das aplicações no Fundo de pessoas físicas ou jurídicas que excederem a rentabilidade média de mercado, sem nenhum prejuízo de sua renda, são repassados ao Instituto. Este, por sua vez, os aplica no mercado financeiro, constituindo um novo fundo de investimento, cujo rendimento é que irá financiar projetos sociais em Minas Gerais. Para participar do Fundo Princípio as empresas ou pessoas físicas poderão realizar aplicações mínimas de R$ 20 mil, com carência de seis meses. (Hoje em Dia, 18/3)

Empresa social

A Ibmex Consultoria – empresa júnior do Ibmec Belo Horizonte, composta por estudantes da instituição – está desenvolvendo um trabalho diferenciado. Criada há seis meses, a empresa optou por investir no terceiro setor. Além disso, parte dos rendimentos são destinados a projetos sociais e instituições carentes. (Estado de Minas, 18/3)

Jovens Cientistas

Água, fonte da vida é o tema do XIX Prêmio Jovem Cientista. As inscrições para o prêmio, promovido por CNPq, Gerdau e Fundação Roberto Marinho, vão até 30 de junho no CNPq (SEPN 507, Bloco B, 2 andar, Brasília, CEP: 70740-901/DF) ou no site www.cnpq.br. (O Globo, 18/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Bonsucesso
  • Banco Santos
  • Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)
  • Fundação Roberto Marinho
  • Gerdau
  • Ibmec
  • Ibmex Consultoria
  • Instituto Ayrton Senna
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional