Terça-feira, 1º de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 01/04/2003

Soluções sustentáveis

Em artigo, a vice-presidente internacional de parcerias estratégicas da Ashoka Empreendedores Sociais, Anamaria Schindler, afirma que várias empresas buscam apoiar o desenvolvimento e o surgimento de pequenos projetos geridos por comunidade ou ONGs. O objetivo é ampliar o acesso dessas comunidades aos mercados globais. A Fundação Ford apóia este tipo de iniciativas sociais, abordando a construção de “”ativos”” que possam reduzir injustiças e gerar crescimento sustentável. A Ashoka desenvolve junto à população Baniwa do Amazonas, um complexo cultural de 22 povos indígenas, a produção de cestarias. Uma parceria comercial entre a Tok Stok, o Instituto Socioambiental (ISA) e a Organização Indígena da Bacia do Içana (Oibi) comercializa esta produção. A Natura também está comprometida com esta idéia, apoiando estudos sobre organizações que representam os povos nativos do Parque Indígena do Xingu e inserção de todos os direitos diferenciados dos indígenas nos futuros contratos de fornecimento de óleos vegetais. (Valor Econômico, Anamaria Schindler , 1/4)

Schumacher estará na Vila

Acontece amanhã, às 16h, na Vila Belmiro, em Santos (SP), a partida beneficente entre os times reserva e titular do Santos Futebol Clube, com a participação do piloto alemão Michael Schumacher. Os ingressos custam R$ 3,00 e toda a arrecadação será revertida para Campanha Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão e do Unicef. O time do Santos e a Bombril, patrocinadora da equipe, declaram que participam ativamente de campanhas sociais. (O Estado do Maranhão, O Estado de S. Paulo, Gazeta do Povo-PR, Jornal da Tarde-SP, A Gazeta-ES, 1/4; Jornal do Brasil, O Globo, Jornal da Tarde-SP, 29/3)

Trote pode concorrer a prêmio

As inscrições do Prêmio Trote da Cidadania, promovido pela Fundação DPaschoal e pelo Instituto Faça Parte, vão até o dia 4 de abril. O objetivo é estimular os estudantes e as universidades a aplicarem trotes com cunho social. O cadastro no site www.trotedacidadania.com.br deve ser feito pelos coordenadores em nome das faculdades. Os trabalhos vencedores irão integrar uma publicação que será distribuída a diversas instituições, além de materiais culturais. (Correio do Povo-PR, 1/4)

Debate Engajado – A fome na ordem do dia

O Diretório Central dos Estudantes da PUC de Belo Horizonte, com o patrocínio da Telemig Celular, promove a partir de hoje uma reflexão sobre a questão da fome no Brasil. Durante toda semana, professores, alunos, representantes de movimentos sociais, artistas e intelectuais discutirão soluções para o problema. O diretor-executivo do Instituto Telemig Celular, Francisco Azevedo, falará sobre o projeto Tá na Mesa, que a entidade desenvolve em parceria com a Pastoral da Criança para a região de Araçuaí (MG). O ministro da Cultura, Gilberto Gil, encerará o evento com um show beneficente somente para os estudantes da PUC. Os ingressos serão trocados por alimentos não-perecíveis. O DCE espera arrecadar 100 toneladas de alimentos, que serão doados à população carente do Vale do Jequitinhonha e da Grande Belo Horizonte. (Estado de Minas, 1/04)

Educação

O Congresso Instituto Ayrton Senna e Microsoft-Educação e Tecnologia para o Desenvolvimento Humano será realizado em junho, na capital paulista. O evento é voltado para educadores de escolas públicas e privadas, bem como profissionais do setor. Mais informações pelo site www.escola2000.org.br/congresso. (O Norte-PB, 30/3)

Visibilidade

O secretário de Educação do estado do Ceará, Mozart Neves, volta seu foco para os deficientes visuais. Em parceria com a Fundação Bradesco, a Secretaria oferecerá cursos de informática nas escolas públicas do estado. O convênio será assinado em 15 dias. (Jornal do Commercio-PE, Paulo Sérgio Scarpa, 30/3)

Coluna Faça Parte

Termina hoje, em São Paulo, o III Seminário Internacional Idis de Investimento na Comunidade, com o objetivo de discutir a importância do investimento social privado para o pacto social. Participam do evento a secretária de estado da Cultura, o presidente da Fiesp e o presidente da Avon.

A rede de flats Parthenon, que apóia atualmente três espetáculos teatrais em todo o país, assinou acordo com a Fundação Abrinq, por meio do qual parte da bilheteria de uma sessão de cada espetáculo apoiado por ela será revertida para a entidade. (O Estado de S. Paulo, César Giobbi, 29/3)

Volks investe no social

Desde de 1979, a Volkswagen, por meio da Fundação Volkswagen, cria e apóia diversos projetos educacionais e culturais ligados à saúde e ao meio ambiente. O coral Jovem Baccarelli, de São Bernardo do Campo e São Paulo, é um dos projetos sociais desenvolvidos a fim de ampliar o universo cultural de crianças e adolescentes carentes. A Volkswagen doou ao programa Fome Zero do Governo Federal a primeira unidade do carro Gol Total Flex e dois caminhões Titan Tractor. Outro projeto da empresa é a Venda Solidária. Cada automóvel vendido, entre abril de 2003 e março de 2004, vai significar a arrecadação de três quilos de alimentos doados pelo consumidor, pela revenda e pelo Banco VW. A estimativa é de arrecadar 700 toneladas de alimentos, que serão distribuídos para 75 mil famílias carentes. (Correio da Bahia, 29/3)

Se liga jovem cidadão

Está pronta a segunda edição do Manual da Mídia Legal, que traz orientações para uma abordagem jornalística e publicitária mais qualificada sobre o direito à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. A publicação é o produto final do 1º Encontro da Mídia Legal – Universitários pela inclusão, projeto vencedor, no Rio de Janeiro, do 1º Concurso Rede ANDI para Projetos em Comunicação, apoiado pela Fundação Avina e a Save the Children-Suécia. O encontro, realizado pela Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, Ministério Público, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Rede ANDI, aconteceu de agosto a outubro do ano passado e foi inspirado no estudo e na reflexão da legislação nacional e internacional referente ao direito de uma pessoa não ser submetida à discriminação com base na deficiência. O manual foi editado pela WVA Editora e teve o apoio financeiro da Fundação Vale do Rio Doce. (A Crítica-AM – Manaus, 29/3)

Fundação promove curso de capacitação

Foram concluídos neste sábado (29/3), os dois primeiros módulos do Curso de Capacitação de Profissionais da Saúde da Fundação Orsa, realizado em parceria com o Hospital Estadual de Laranjal do Jari. O objetivo do projeto é melhor os relacionamentos interpessoais entre pacientes e profissionais da saúde e capacitar os profissionais de hospitais públicos. Outro projeto da Fundação Orsa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ensina métodos de prevenção e cuidados médicos ao público do mesmo hospital. O objetivo é disseminar informações de saúde em lugares que, normalmente, só são procurados para tratamento curativo. (O Liberal, 29/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Avon
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Avina
  • Fundação Bradesco
  • Fundação DPaschoal
  • Fundação Ford
  • Fundação Orsa
  • Fundação Volkswagen
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Telemig
  • Natura
  • Parthenon
  • Rede Globo
  • Telemig Celular
  • Tok Stok
  • Volkswagen
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional