Terça-feira, 20 de agosto de 2002

Por: GIFE| Notícias| 20/08/2002

A responsabilidade social e o consumidor

Em artigo, o diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e presidente do Conselho da Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância, Oded Grajew, apresenta dados da pesquisa Responsabilidade Social das Empresas – Percepção do Consumidor Brasileiro, versão 2002. O estudo demonstra que, do ponto de vista da maioria dos entrevistados (78%), a iniciativa privada deve fazer muito mais do que prevê a legislação. As empresas devem desenvolver ações para ajudar a construir uma sociedade melhor. Os dados mostram também a tendência dos consumidores privilegiarem marcas socialmente atuantes. Cerca de 44% deles preferem comprar produtos de firmas que tenham programas de apoio à escola, saúde e instituições comunitárias, e 42% de apoio à deficientes físicos.(Valor Econômico, p. B2, 20/8)

Agenda

Evento – A Fundação Abrinq abre, hoje às 19h30, o Seminário Nacional das Empresas Amigas da Criança que prossegue até amanhã com o lançamento da cartilha Incentivos Fiscais em Benefício de Crianças e Adolescentes. O evento acontece em São Paulo, no Hotel Sofitel.(Valor Econômico, p. C14, 20/8)
Teatro – A partir de hoje, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), abriga o Festival BrasilTelecom de Teatro na Escola. A programação do evento, que prossegue até o dia 25, conta com dez espetáculos. O projeto é da Fundação Athos Bulcão e conta com o patrocínio do programa Paz na Escola, do Ministério da Justiça.(Gazeta Mercantil, Centro-Oeste p. 2, 20/8)

Outras águas no Rio

A peça teatral Dança das Marés vem mobilizando 62 jovens atores, de 11 a 20 anos, do Complexo da Maré, favela do Rio de Janeiro. O espetáculo, dirigido por Ivaldo Bertazzo e roteiro de Drauzio Varella, aborda temas como a sexualidade e problemas que os adolescentes enfrentam no dia-a-dia. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras, que paga R$ 200 para cada ator (um investimento total de R$ 2,3 milhões), e do Sesc, além da parceria do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. (Folha de S. Paulo, p. E1, 20/8)

Sopa de Letrinhas

Antônio Takano, presidente do Conselho de Administração do Grupo Takano, e o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, assinam, em Brasília, o convênio que marca o início da construção do prédio onde funcionará a Escola Takano.(O Estado de S. Paulo, p. D5, 20/8)

Empreendedores sociais se reúnem em setembro

Será realizada, no dia 10 de setembro, em São Paulo, a primeira reunião do Fórum de Líderes Sociais do Brasil, criado em 2000. A organização nasceu de uma parceria entre a Ashoka Empreendedores Sociais, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e o Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil. Entre os 40 líderes integrantes do fórum, cerca de metade é composta de empresários que têm destacada atuação na área social, e os demais são empreendedores que dedicam todo o tempo ao trabalho de reduzir as desigualdades sociais.(Gazeta do Nordeste, Nordeste, p-4, 19/8)

Empresas participam de programas sociais

Editorial da Folha de Pernambuco fala da participação de empresas em programas sociais. O texto defende que, cada vez mais, é fundamental a participação da iniciativa privada no combate da miséria em todos os continentes. Em 2000, as cem maiores empresas do mundo representavam 4,3% do PIB mundial. Isto comprova que as empresas em parceria com governos podem apresentar grandes soluções para erradicar a pobreza. (Folha de Pernambuco, Cidadania, p. 3, 18/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Ashoka Empreendedores Sociais
  • BrasilTelecom
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância
  • Grupo Takano
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Petrobras
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional