Terça-feira, 21 de maio de 2002

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2002

Manual ensina empresas a trabalhar com deficientes

Será lançado hoje, em São Paulo, o manual O que as Empresas Podem Fazer pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, desenvolvido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e pela Rede Saci/Cecae-USP, com apoio do Senac e patrocinado pela Petrobras, pela White Martins e pela Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo. As empresas podem ajudar muito nesse processo de reconhecimento da potencialidade das pessoas com deficiência. Podem também desenvolver programas estruturados de contratação que permitam a promoção e o desenvolvimento desse grande contingente no trabalho, afirmou Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos. O lançamento será no auditório do Senac, na rua Doutor Vila Nova, 228.(Folha de S. Paulo, p. C3, 21/5; Amazonas em Tempo, p. A5, 18/5)

A importância dos conselhos tutelares

Em artigo, Hélio Mattar, presidente da Fundação Abrinq e do Instituto Akatu, afirma que a posse dos novos conselheiros dos Conselhos Tutelares de São Paulo representa mais um passo na consolidação de um sistema eficaz de defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Como todo processo democrático, a implantação e funcionamento adequado dos Conselhos Tutelares é gradual. À sociedade e à imprensa cabe fiscalizar. As empresas também podem colaborar. A área de recursos humanos deve se capacitar sobre o papel dos conselhos para que possa difundir entre os colaboradores a importância desse órgão, contribuindo para legitimá-lo e fortalecê-lo.(Valor Econômico, p. B2, 21/5)

Vitória do talento

Crianças e adolescentes de comunidades pobres do Rio de Janeiro têm aderido à prática de esportes exclusivos da elite. Centenas de meninos estão começando a praticar golfe em Japeri, na Baixada Fluminense. Eles treinam em um pasto. No Complexo da Maré, jovens de diversas idades estão se destacando no tênis, num projeto conjunto da Prefeitura do Rio, do governo federal e da Petrobras. Para fazer parte da equipe é necessário estar freqüentando a escola e obter média sete em todas as disciplinas. Outro projeto de destaque é o Navegar, criado pelo velejador e secretário Nacional de Esportes, Lars Grael. No início, eram apenas sete núcleos, com professores de canoagem, remo e vela. Agora já são 36 núcleos espalhados pelo Brasil. Mais de 9.000 alunos receberam noções náuticas avançadas e aulas de preservação do meio ambiente.(Revista IstoÉ, p. 64-65, 20/5 – Marcos Pernambuco)

Lições de bom capitalismo

O Junior Achievement está em 108 países, beneficiando 4 milhões de jovens. Entre eles, 3.000 adolescentes de 42 escolas do Rio de Janeiro. Eles conjugam riscos com senso de responsabilidade e valorizam o investimento na iniciativa privada, atesta Marcelo Carvalho, presidente da Junior Achievement no Rio. Até agora, o programa cativou 20 patrocinadores no Brasil, entre eles Ipiranga, Shell, Sul América, Gerdau, Sendas e White Martins. Além de ajudar com recursos financeiros, as empresas mobilizam executivos para passar seu conhecimento nas áreas de marketing, finanças, produção e recursos humanos.(Jornal do Brasil, p. 19, 19/5 – Aydano André Motta)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Confederação das Unimeds do Estado de São Paulo
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Gerdau
  • Instituto Akatu do Consumo Consciente
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Ipiranga
  • Petrobras
  • Sendas
  • Shell
  • Sul América
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional