Terça-feira, 21 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 21/10/2003

ONG brasileira é referência para Unesco

O Instituto Ayrton Senna (IAS) recebeu da Unesco o título de Cátedra em Educação para o Desenvolvimento Humano. A titulação credencia o Instituto como centro de referência em assuntos relacionados à educação e ao desenvolvimento humano, além de assinalar uma transformação no terceiro setor: a saída do atendimento direto de pequeno alcance para o fornecimento de um conhecimento no combate a problemas sociais. Desde 1995, a instituição disponibiliza a outras entidades a metodologia aplicada em seus projetos sociais. Atualmente, os dez programas mantidos pelo Instituto atingem cerca de 1 milhão de crianças e adolescentes. (Folha de S. Paulo, Amarílis Lage, 19/10)

Anjo da Guarda ajuda 420 crianças

Mais de 400 crianças pobres do município de Nova Andradina, em Campo Grande (MS), estão tendo a oportunidade de sair das ruas e usufruir de atividades sócio-educativas. A ação tem sido possível por meio do projeto Anjo da Guarda, desenvolvido pela Fundação José Silveira Coutinho. A iniciativa conta com o apoio das empresas Energética Santa Helena, Santa Fé Açúcar e Álcool Ltda. e Colorado Agropecuária Ltda. (Correio do Estado – MS, 21/10)

Coluna Paulo César de Oliveira

O projeto Circuito de Palestras, promovido pelo Instituto Telemar, levará nesta terça-feira (21/10), à cidade de Sete Lagoas (MG), a escritora Adélia Prado. A poetisa ministrará a palestra Arte e Educação. O projeto será levado ainda à cidade mineira de Curvelo, no próximo dia 22. (Hoje em Dia, 21/10)

Aprender a ensinar à distância

Com o objetivo de discutir a educação à distância e as tecnologias mais adequadas a essa modalidade de ensino, o Globo On Line realizará, na próxima quinta-feira (23/10), no Rio de Janeiro, o seminário Ensino à Distância. O evento é voltado para educadores e estudantes de nível superior e contará com a participação do secretário nacional de Educação à Distância do MEC, João Carlos Teatini, e do gerente de teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santoniere. (O Globo, 21/10)

As mais admiradas

Pesquisa realizada pela revista Carta Capital, em parceria com a Interscience, revelou que a Microsoft Brasil tem contribuído com o esforço de encurtar as distâncias entre o mundo digital e as populações de baixa renda do País. Segundo o estudo, a filial brasileira é a quarta dentro do conglomerado em doação de programas de computador a escolas públicas. Segundo o diretor-geral da organização, Emílio Umeoka, em 14 anos de atuação no Brasil, a Microsoft beneficiou mais de 8,5 mil unidades públicas de ensino. (Revista Carta Capital, 20/10)

Rally une funcionários de duas empresas para recuperar escola

A Fundação BankBoston, em parceria com o Instituto Pão de Açúcar, promoveu no último sábado (18/10), em São Paulo, um mutirão para recuperar a Escola Estadual Alberto Torres, no bairro Butantã. O evento, realizado há quatro anos, reuniu mais de 700 pessoas, entre funcionários das organizações e voluntários. Além da reforma estrutural, o centro de ensino recebeu uma horta e decoração com mosaicos. (O Estado de S. Paulo, 19/10)

Natal sem Fome terá apoio de mais de 200 instituições

A 4ª campanha Natal sem Fome, promovida pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação – do qual faz parte o jornal Correio da Paraíba, terá nesta edição a participação de mais de 200 instituições públicas e privadas. A campanha, realizada em João Pessoa (PB), terá início no próximo dia 24 e oferecerá às comunidades de baixa renda serviços de assistência médica e odontológica, além da distribuição de brinquedos. A iniciativa já conta com o apoio de empresas e instituições como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Cáritas e Caixa Econômica Federal. (Correio da Paraíba , José Alves, 19/10)

Coluna Porto

Representantes das organizações Romulo Maiorana, Unicef, OIT, Save the Children Reino Unido e Fundação Abrinq apresentarão, na próxima quarta-feira (22/10), em Belém, as ações de combate e erradicação do trabalho infantil doméstico desenvolvido por essas entidades. Na ocasião, aos empresários e convidados será apresentado o programa pelo qual podem se tornar amigos da criança. (O Liberal – PA, 19/10)

Construindo o Futuro – Trabalho, cultura e lazer para resgatar adolescentes

O cultivo de hortaliças e a participação em atividades culturais e esportivas estão ajudando retirar adolescentes das ruas de Florestópolis, no Paraná. Criado há quatro anos, o projeto Construindo o Futuro, atende adolescentes entre 15 e 17 anos que vivem em situação de risco pessoal ou social. A iniciativa recebeu recentemente um apoio financeiro no valor de R$ 20 mil do banco HSBC. No próximo dia 24, o projeto será apresentado ao Ministério Público estadual em um encontro de juízes e promotores da área da infância e juventude, podendo se tornar modelo para todo o estado. (Folha de Londrina – PR, 19/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco do Brasil
  • Banco do Nordeste
  • Banco HSBC
  • Caixa Econômica Federal
  • Cáritas
  • Fundação Abrinq
  • Fundação BankBoston
  • Fundação José Silveira Coutinho
  • Fundação Roberto Marinho
  • Globo On Line
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Pão de Açúcar
  • Instituto Telemar
  • Microsoft Brasil
  • OIT
  • Romulo Maiorana
  • Save the Children
  • Unicef
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional