Terça-feira, 22 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 22/07/2003

Livros raros estão disponíveis na internet

Os primeiros resultados do processo de revitalização pelo qual passa a Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo) desde meados de 2002 foram apresentados ontem, com a inauguração da biblioteca digital multimídia Tesouros da Cidade. Nessa primeira fase, foram digitalizados 118 livros, num total de 20 mil páginas. A ação foi possível por meio de parceria firmada entre a biblioteca e o Instituto Embratel 21, que investiu cerca de R$ 700 mil na obra. O resultado pode ser conferido no site da biblioteca (www.prefeitura.sp.gov.br/mariodeandrade) ou no site do Instituto Embratel 21 (www.bibliotecamultimidia.org.br). (Folha de S. Paulo, Simone Iwasso; O Estado de S. Paulo, 22/7)

Programa atenderá 118 municípios

O programa Se liga Pernambuco, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a ONG Empresários para o Desenvolvimento Humano, recebeu ontem a adesão de mais 70 prefeituras, totalizando 118 municípios atendidos pela iniciativa. Com isso, aumentam as chances do projeto levar alfabetizaçãoaos 158 mil estudantes que, de acordo com levantamento, encontram-se em distorção entre a idade e a série escolar. Originalmente implantado em Goiás, o programa atende alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental nas redes estadual e municipal de ensino. (Diário de Pernambuco, 22/7)

Rádio Margarida completa 12 anos de trabalho com educação popular

Contando com parcerias importantes como o Unicef, o BNDES, a Albras, a Companhia Vale do Rio Doce e a UFPA, a Rádio Margarida (PA) completou, no último sábado (19/7), 12 anos de existência. A iniciativa, que se transformou em ONG, tem usado, ao longo desses anos, a arte, a cultura e a educação para a inclusão social. Atualmente, a Rádio Margarida desenvolve o projeto Rádio Novelas Educativas, financiado pelo II Concurso Rede Andi (da Agência de Notícias dos Direitos da Infância), contendo novelas de rádio e spots sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente, como: trabalho infantil, violência sexual e drogas. (O Liberal – PA, 22/7)

Paraty para poucos

Acontece, de 1 a 3 de agosto, em Paraty (RJ), a Festa Literária Internacional de Paraty, evento que reunirá estrelas da literatura nacional e internacional, como Luiz Fernando Verissimo, Eric Hobsbawm, Julian Barnes e Ana Maria Machado. Na programação, 14 palestras destinadas a um público estimado em mais de 200 pessoas. Entre os apoiadores da iniciativa estão empresas como Ripasa, Semp Toshiba, Bloomsbury e a Fundação Roberto Marinho. (O Globo, Arnaldo Bloch, 20/7)

Informática para deficiente visual

A Fundação Bradesco está oferecendo a deficientes de alguns municípios de Rondônia, cursos de informática que permitem aos deficientes visuais usar aplicativos Office do Windows por meio da Delta Talk, tecnologia de sintetização de voz da MicroPower. Segundo Ezequiel Borges, presidente da Associação dos Deficientes de Ji-Paraná (Asdefij), a novidade vai revolucionar os conceitos e facilitar a vida daqueles com pouca ou nenhuma visão. Até o momento, seis pessoas participam do curso, que pretende aumentar o número de beneficiados. (Diário da Amazônia – RO, 20/7)

Pela saúde e bem-estar da mulher

Em entrevista, Angela Fiorante, coordenadora da Área de Projetos Sociais da Avon, fala sobre o Instituto Avon, criado para direcionar o investimento social da empresa e cujo foco de atuação é a saúde feminina. Fiorante aponta as duas frentes em que o trabalho do Instituto está dividido: o apoio a entidades que atuam com prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama e a disseminação de informações sobre a doença. Entre as ações realizadas em prol da saúde da mulher estão o Programa Saúde Integral da Mulher e campanhas de produtos cuja arrecadação é destinada à causa. (O Liberal – PA, Alexandra Cavalcanti, 20/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Albras
  • Bloomsbury
  • BNDES
  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bradesco
  • Fundação Roberto Marinho
  • Instituto Avon
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Embratel 21
  • Ripasa
  • Semp Toshiba
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional