Terça-feira, 23 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 23/09/2003

MPE na inclusão social

Projetos voltados à difusão de iniciativas para promover a inclusão social serão destaque na Semana da Micro e Pequena Empresa, que reunirá empresários, empreendedores e representantes de entidades. Um painel que discutirá a participação de empresas de micro e pequeno porte em ações socialmente responsáveis será uma das atividades do evento. O encontro acontece entre os dias 8 e 10 de outubro, no Rio de Janeiro. (O Dia -RJ, 23/9)

Protagonismo juvenil é pauta de encontro

Atuando de forma protagonista, os jovens estão aprendendo a exercer a cidadania nas comunidades onde vivem e a desempenhar o papel de interlocutores junto ao poder público. O assunto foi tema do encontro realizado ontem (22/9), em Fortaleza, durante as comemorações do Dia Nacional da Juventude. O evento foi promovido pelo Instituto Aliança com o Adolescente e pela Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv). Entre os assuntos debatidos estava a importância da atuação da juventude na formulação de políticas públicas que os favoreçam. (Diário do Nordeste, 23/9)

Responsabilidade Social – Empresas serão certificadas

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro entregará amanhã (24/9) o Certificado Empresa Cidadã a oito empresas. A certificação, criada em parceria com a Firjan e a Fecomércio, é a primeira que une critérios de responsabilidade social e informações contábeis dos balanços sociais das entidades. A lista de empresas contempladas é formada por Petrobras, Petroflex, Shell Brasil, Vale do Rio Doce, Cedae, Sul América, Furnas e Light. (Gazeta Mercantil, 23/9)

Unesco cobra investimento em ensino

A Fundação Roberto Marinho está apoiando a promoção do seminário Educação, Ciência e Tecnologia como Estratégias de Desenvolvimento. O evento, realizado pela Unesco, em parceria com os ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apresentar práticas em educação e desenvolvimento promovidas por outros países. Ontem (22/9), durante a abertura do seminário, foram apresentadas experiências de países como Coréia do Sul, Inglaterra e Malásia. Na ocasião, Jorge Werthein, representante do Fundo das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, relembrou a importância de investimentos maciços em educação e ciência como forma de contribuir para o desenvolvimento do país. (O Globo, Lisandra Paraguassú e Evandro Éboli; A Tarde-BA, 23/9)

Solidariedade

A Rede Bahia e a Fundação Odebrecht firmaram, na última quarta-feira (17/9), uma parceria para oferecer apoio às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A instituição baiana vem enfrentando a pior crise financeira desde a morte de sua fundadora, em 1992. Além de sensibilizar a sociedade, a campanha irá produzir eventos cuja a renda será revertida para as obras sociais. Entre as ações a serem desenvolvidas está a campanha Assinatura Solidária, do jornal Correio da Bahia. A iniciativa irá destinar, no mês de outubro, a primeira mensalidade da assinatura para a instituição fundada pela religiosa. (Correio da Bahia, 20/9)

Ligeiras

O programa de inclusão digital do Instituto Ayrton Senna, que já atendeu mais de 28 mil alunos de 5ª a 8ª série, acaba de receber R$ 5 milhões da Microsoft. (Diário de S. Paulo, 21/9)

Linha Direta

O Banco Santander Banespa está investindo este ano R$ 19 milhões em projetos de responsabilidade social. Parte do recurso será aplicado no projeto Brinquedotecas, iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Comitê Betinho. (O Estado de S. Paulo, 21/9)

Arte é meio e mensagem de crianças atendidas na Terra do Coração Branco

O Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Movimento pró-Criança, está desenvolvendo em Recife (PE) o projeto A Terra do Coração Branco(Jornal do Commercio-PE, 21/9)

As empresas e a erradicação da pobreza

Em artigo, Paulo Itacarambi, diretor-executivo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, fala sobre a publicação O Que as Empresas Podem Fazer pela Erradicação da Pobreza, lançada recentemente pela entidade. Segundo Itacarambi, o livro detalha os caminhos da ação corporativa, além de apresentar mais de duas dezenas de projetos que estão sendo desenvolvidos por empresas de diferentes portes e setores. (A Notícia – SC, 23/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Cedae
  • Fundação Odebrecht
  • Fundação Roberto Marinho
  • Furnas
  • Instituto Aliança com o Adolescente
  • Insituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Light
  • Petrobras
  • Petroflex
  • Rede Bahia
  • Shell Brasil
  • Sul América
  • Vale do Rio Doce
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional