Terça-feira, 24 de abril de 2001

Por: GIFE| Notícias| 24/04/2001

Nomes dos vencedores do Prêmio Ethos Valor serão conhecidos hoje no Sesc

O Instituto Ethos e o jornal Valor Econômico anunciam hoje os vencedores da primeira edição do Prêmio Ethos Valor, que teve 105 monografias de 57 universidades do País inscritas. Um dos objetivos do concurso é estimular a discussão do tema entre os universitários antes de eles entrarem no mercado de trabalho. Dos 12 finalistas, três levarão a premiação, que inclui uma viagem aos Estados Unidos para conhecer empresas que aplicam conceitos de responsabilidade social. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no Sesc Vila Mariana, às 20h, e contará com a presença do ministro da Educação, Paulo Renato Souza. (Folha de S. Paulo, p. C6, 24/4)

Esforços tímidos e de grande impacto

Em artigo, Anamaria Schindler, vice-presidente de parcerias estratégicas da Ashoka Empreendedores Sociais, disserta sobre a atuação da Optiglobe, uma empresa de tecnologia, no Programa Social Gotas de Flor com Amor, criado por Denise Robles, uma empreendedora social. Da vontade de atuarem juntos, surgiu o Optisocial, o programa social da Optiglobe, que hoje trabalha com Denise e suaequipe para o aprimoramento das atividades do Programa Social que envolvem tecnologia. Até o final de abril, os micros da sala de informática contarão com acesso dedicado à Internet. Além disso, o Gotas e a Optiglobe estão começando a desenvolver uma atividade de papel reciclado. A Optiglobe doará ao Programa Social papel triturado que será utilizado na oficina de reciclagem, onde serão produzidos artigos de papelaria que serão vendidos para gerar receita para a organização. (Valor Econômico, p. B2, 24/4)

Prêmio estimula patrocínio ao cinema

Os R$ 400 milhões que empresas investiram nos últimos cinco anos no cinema nacional é um dos fatores que estimulou o crescimento do número de pessoas que passaram a assistir filmes nacionais nos cinemas. Para aumentar ainda mais esse patrocínio, o Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica anunciou que irá conceder o Prêmio Paschoal Segreto. A empresa vencedora em 2001 será conhecida no dia nove de maio, em cerimônia na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Com o prêmio, o sindicato deseja estimular outras empresas a investir em cinema e reconhecer a importância dos patrocínios para o desenvolvimento de projetos cinematográficos no Brasil. O italiano Paschoal Segreto é considerado o primeiro empresário do setor de entretenimento no Brasil, responsável, segundo os organizadores do prêmio, pela introdução do cinema no final do século 19. (Correio Braziliense, p. 25, 24/4)

Marisol S.A apoia Ação Criança

A Marisol S.A. tornou-se parceira da Ação Criança, uma ONG que tem como objetivo combater a desnutrição de crianças de zero a seis anos, gestantes e adolescentes de vários estados do País. A Marisol confeccionará camisetas que levarão o logo da Ação Criança, com o intuito de arrecadar recursos para a entidade. As camisetas serão comercializadas pelo valorde R$ 15,00. (Meio Norte-PI, p. F-4, 22/4)

Centro de voluntariado no Estado

O Programa Largada 2000, aliança social entre o Sesi e o Instituto Ayrton Senna, com apoio da TCO Teleron Celular e da Secretaria de Educação de Porto Velho, está se destacando pela mobilização que vem fazendo nos últimos meses em prol de ações sociais. O programa, que tem como objetivo despertar nos jovens a consciência da importância que eles têm na sociedade, criou no início do ano o Centro do Voluntariado, o qual cadastra pessoas interessadas em participar d os projetos desenvolvidos pelo programa. Hoje, mais de 120 pessoas estão cadastradas no centro. (Diário da Amazônia-RO, p. a9, 22/4)

A Taurus errou a pontaria

A indústria da armas Taurus é uma das empresas que apoiam a instituição Junior Achievement, organizadora do programa Miniempresa, que procura familiarizar jovens estudantes do ensino médio com modernas técnicas de gerência. Funciona em 108 países e beneficia cerca de 6 milhões de estudantes a cada ano. Há poucas semanas a Taurus cedeu alguns de seus executivos para treinar jovens do Colégio Sinodal do Salvador. Na ocasião, um funcionário da Taurus distribuiu para os estudantes uma pasta dentro da qual estava o boletim Taurus News, que tinha como objetivo familiarizar os estudantes com a indústria. A publicação continha informações históricas sobre a produção de armas e uma campanha contra a política de desarmamento e a favor da comercialização de armas. O problema é que estas informações foram repassadas para adolescentes, com idade entre 14 e 15 anos, dentro de sala de aula. (Diário Catarinense, p. 12, 22/4 – Elio Gaspari)

Parcerias sugerem enfoques diferentes ao Programa Educação para o Trabalho

A edição nº 30 do boletim Carta de Educação Comunitária, publicação bimestral do Centro de Educação Comunitária Para o Trabalho do Senac-SP, destaca o atendimento às solicitações de empresas parceiras no sentido de desenvolver programas baseados nas suas necessidades específicas. A formação direcionada é um interesse crescente nas mais de 30 empresas parceiras. A publicação também destaca a exposição Fotografia e Cidadania, produzida por adolescentes internos da Febem, e traça o perfil do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), que tem como objetivo apoiar empresários, pessoas físicas, organizações doadoras e comunidades para que aumentem a eficiência de seus investimentos e projetos. O boletim também traz uma entrevista com Leilah Landim, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (Iser), sobre doações e voluntariado no Brasil. (Carta de Educação Comunitária, p. 1-12, Fevereiro-Março 2001)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Ashoka Empreendedores Sociais
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto de Estudos da Religião (Iser)
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS)
  • Marisol S.A.
  • Optiglobe
  • Sesi
  • Taurus
  • TCO Teleron Celular
  • Valor Econômico
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matériasforam mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional