Terça-feira, 24 de julho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 24/07/2001

Inovação social em tempos de crise

Em artigo, Anamaria Schindler, vice-presidente internacional de parcerias estratégicas da Ashoka Empreendedores Sociais, discorre sobre dois artigos que leu na Argentina, durante a semana passada. Um dos textos mostrava o perfil do empresário Francisco de Narváez, sócio fundador da Next, empresa incubadora de projetos de Internet e ex-dono da cadeia de supermercados Tía. No artigo, Naváez afirma que a Argentina necessita de muitos empreendedores sociais que trabalhem nas áreas de saúde e educação. Além disso, ele considera que o empresário detém conhecimento que pode ser transferido, além de colaboradores que podem trabalhar com as ONGs, com base em objetivos claros e assim conseguir melhores resultados sociais. O outro artigo discorria sobre a criatividade argentina que não se dá por vencida e que, apesar de tudo, muitos pensam em empreender. Anamaria diz que a leitura desses dois textos foi inspiradora para a série de entrevistas que realizou com empreendedores sociais argentinos. A articulista afirma ainda que durante sua viagem à Argentina encontrou algumas inovações sociais fascinantes. Um exemplo é a Fábrica Social, que atua como uma incubadora de tecnologia de desenvolvimento sustentável. (Valor Econômico, p. B2, 24/7)

CDL faz campanha com apelo social

A Câmara de Diretores Lojistas de Porto Velho anunciou uma campanha para aumentar as vendas em 30% e ao mesmo tempo ajudar na construção do Hospital do Câncer com R$ 500 mil. A campanha terá início no dia 1/8 com abrangência também em Candeias do Jamary e Itapuã do Oeste, municípios próximos à capital. De acordo com a presidente do CDL, Joana Joanoura das Neves, a campanha está orçada em R$ 1 milhão, metade será doada à Associação Rondoniense de Estudos de Combate ao Câncer, que iniciou as obras do hospital em 1999 e deve estar em funcionamento a partir de março do ano que vem. A campanha será composta por kits com banners promocionais, folder, bandeirolas, camisetas e uma urna para depósito de cupons. Cada comerciante terá a opção de adquirir kits de acordo com o volume de venda. O mais barato, composto de seis mil cupons, custa R$ 3 mil. Cada cupom, que será entregue ao consumidor em compras a partir de R$ 30, dará direito a concorrer a três motos e dois carros. (Gazeta Mercantil, p. Amazonas 5, 23/7 – Yodon Guedes)

Programas atendem mulheres e adolescentes

A Jarcel Celulose, em Belém, está dedicando, desde maio, 1% do seu faturamento bruto anual para a construção da cidadania na região, com trabalhos voltados para mulheres, crianças e adolescentes. No ano passado, do faturamento de US$ 145 milhões, R$ 1,4 milhão foi investido nos programas criados pela Fundação Orsa, atual controlador da Jarcel. São três os núcleos principais de atuação dos programas: saúde, educação e promoção social. Desde 1994, a Orsa realizou 377 mil atendimentos a crianças e adolescentes, 130 mil procedimentos e 3.700 capacitações de professores, atingindo-se assim a marca de 1,182 milhões de atendimentos, com um investimento de R$ 28 milhões. (O Liberal-PA, p. 4, 22/7)

Hospital da criança

A Elegê Alimentos formalizou, no último dia 18/7, sua participação na construção do Hospital da criança Santo Antônio, em Porto Alegre. A empresa é a nova âncora do projeto e da campanha de mobilização social para a construção do hospital, juntando-se a Azaléia, Banrisul, Gerdau, Ipiranga, Telefônica Celular, RBS e ao governo do estado. (Zero Hora, 19/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Azaléia
  • Banrisul
  • Câmara de Diretores Lojistas de Porto Velho
  • Elegê Alimentos
  • Fundação Orsa
  • Gerdau
  • Ipiranga
  • Jarcel Celulose
  • Next
  • RBS
  • Telefônica Celular
  • Tía
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