Terça-feira, 25 de setembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 25/09/2001

ONGs concorrem a prêmio

Programas desenvolvidos por 11 ONGs do Rio de Janeiro estão ente os 150 semifinalistas do Prêmio Itaú-Unicef – Educação & Participação 2001, concedido pela Fundação Itaú Social e pelo Unicef. O objetivo é incentivar programas educacionais de complementação ao ensino fundamental produzidos por organizações da sociedade civil. (O Dia, p. 18, 25/9)

Escola do crime vira fábrica de empregos

A Febem formalizou no início deste ano uma parceria com a iniciativa privada que levou à criação da Escola de Informática e Cidadania (EIC), com a participação da Câmara Americana de Comércio, a Pricewaterhouse e o Comitê para a Democratização da Informática (CDI). O objetivo é dar acesso ao mundo dos computadores a jovens sem recursos. Oitenta adolescentes deram início às aulas, que oferecem, além do conteúdo técnico, discussão de temas ligados à cidadania. Dos 4.350 adolescentes que se encontravam internados nas 42 unidades da Febem na semana passada, 3.100 estavam inscritos em algum dos 19 cursos profissionalizantes regulares oferecidos. Como os cursos têm duração média de dois meses, e o período médio de internação dos adolescentes é de seis a sete meses, alguns chegam a freqüentar aulas em até três áreas diferentes. (Folha de S. Paulo, p. C6, 23/9 – Ricardo Kotscho)

Empresas socialmente responsáveis se encontram em Curitiba

O 1º Encontro Paranaense de Empresas de Responsabilidade Social, promovido pelo Instituto Ethos, acontece nesta quarta-feira, no Cietep. Entre as personalidades que marcarão presença está Hélio Mattar, presidente da Fundação Abrinq e do Instituto Akatu. O evento termina com debate com a participação de Zilda Arns, da Pastoral da Criança. (Jornal do Estado-PR, p. d4, 24/9)

Indústrias investem mais no social

Das indústrias que atuam em Pernambuco, 74% têm alguma iniciativa na área social. Entre as empresas do setor de serviços esse índice é de 54% contra os 38% registrados na área de comércio. Os números fazem parte da pesquisa Ação Social das Empresas, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e foram apresentados durante a I Conferência Nacional sobre Responsabilidade Social no Setor Público e Cidadania Empresarial, que aconteceu em Recife, no último dia 21/9. O tema A Responsabilidade Social no Setor Público e Privado foi discutido durante a manhã e teve como participantes o presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, o empresário João Carlos Paes Mendonça, a coordenadora do Instituto Ethos, Vivian Smith, o presidente do Serviç o Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sérgio Moreira, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mozart Neves Ramos. (Jornal do Commercio-PE, p. 6, 22/9)

Microsoft adere ao Pomar e faz mutirão nas margens no Pinheiros

A Microsoft oficializou a parceria no Projeto Pomar, uma iniciativa do Jornal da Tarde e do governo de São Paulo que tem como objetivo recuperar e jardinar as margens do Rio Pinheiros. Festejando a chegada da primavera, mais de 80 funcionários da Microsoft fizeram um mutirão e plantaram mudas da mata atlântica. A empresa ficou responsável pela arborização e jardinamento de 1.500 metros das margens do Pinheiros e, segundo Carlos Ximenes, responsável por assuntos corporativos, a companhia já investiu R$ 150 mil nesta primeira etapa do projeto e em cinco anos deverá investir mais R$ 300 mil. (O Estado de S. Paulo, p. C 6, 22/9 – Camilla Haddad)

Banco lança campanha nacional para incentivar plantio de árvores

O Banco Itaú lançou, no dia 21/9, a campanha Plante a Primavera, realizada em 365 de suas 1.250 agências no Brasil. De acordo com o superintendente do Itaú, Francisco Vieira Cordeiro, a iniciativa vai até o dia 28/9 e tem como objetivo educar e integrar a comunidade. Para isso, funcionários da empresa irão plantar árvores em praças públicas, jardins e nas agências, a fim de mostrar a importância de se preservar o meio ambiente. A campanha é realizada desde 1989 e já mobilizou cerca de 1 milhão de pessoas. (O Estado de S. Paulo, p. C 6, 22/9 – Tatiana Fávaro)

Meninos do Abaeté aprendem inglês para lidar com turistas

A rede de escolas de inglês Yázigi Internexus firmou parceria com o projeto Meninos do Abaeté, de Salvador, e vai oferecer o curso completo de inglês aos 16 adolescentes que participam do programa. O objetivo é preparar os garotos melhor atender aos turistas que freqüentam a região. Para o diretor do curso Yázigi, Ricardo Almeida, cada vez mais os empresários estão voltados para os projetos sociais. A responsabilidade social das empresas com a população é fundamental para o benefício e estímulo à cidadania. (Correio da Bahia, p. Aqui Salvador 4, 22/9 – Regina Bochicchio)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Amazônia Celular
  • Banco Itaú
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Itaú Social
  • Instituto Akatu
  • Instituto Ethos
  • Jornal da Tarde
  • Microsoft
  • Pricewaterhouse
  • Yázigi Internexus
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional