Terça-feira, 26 de fevereiro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 26/02/2002

Barco leva informática ao interior

Um barco que atravessa os rios da Amazônia levando às populações ribeirinhas tecnologia da informação, educação e prestação de serviços como informática, cidadania e educação. Este é o veículo informatizado do Projeto Cidadão, uma iniciativa do governo do Pará e realização da Empresa de Processamento de Dados do Estado (Prodepa), em parceria com empresas como a IBM do Brasil. (Gazeta Mercantil, p. Centro-Oeste 5, 26/2 – Augusto Pachêco)

Gazeta do Nordeste lança caderno sobre responsabilidade social

A Gazeta Mercantil do Nordeste publicou hoje um caderno especial sobre responsabilidade social. A edição apresenta casos bem sucedidos de investimento social privado na região. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o empresariado nordestino aumentou as aplicações em projetos sociais e ações de combate à pobreza. Dos 88 mil entrevistados, pelo menos 55% realizaram, em 1999, intervenções voltadas para a melhoria das condições de vida da população. Saúde, educação, lazer, capacitação profissional e preservação ambiental são as atividades que mais recebem recursos. Bancos, construtoras, geradores de energia e usinas são os maiores investidores. Apesar do resultado, o gerente de Relações Empresar iais do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Marcelo Linguitte, considera que, em geral, muitas ainda confundem filantropia com ações socialmente responsável. (Gazeta do Nordeste, Responsabilidade Social, 25/2 – Paulo Goethe, Núbia Cristina Santos, Mariana Carneiro, Aloísio Pontes, Gisele Freire, Fernando Ítalo, Patrícia Teotônio, Adriana Guarda, Milena Andrade, Antonio Carlos Garcia)

Parceria viabiliza projetos de arte-educação

Parceria do Instituto Ayrton Senna com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho vai viabilizar projetos de arte-educação em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O programa ArteCidadania, no qual serão investidos R$ 100 mil, dará apoio técnico-financeiro a seis organizações sociais que trabalham com arte-educação, três gaúchas e três catarinenses. Queremos mostrar que a arte é uma maneira de formar pessoas ativas, críticas e criativas, diz a coordenadora do programa, Ana Teresa Lima. Esta é a segunda edição do ArteCidadania. (Diário Catarinense, p. 30, 24/2)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho
  • Gazeta Mercantil
  • IBM do Brasil
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional