Terça-feira, 26 de junho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 26/06/2001

Anote

Termina amanhã o prazo de inscrições para o Prêmio de Tecnologia Social, promovido pela Fundação Banco do Brasil. O objetivo é identificar projetos de tecnologia na área social, de baixo custo e fácil aplicação, que possam atender às necessidades das comunidades carentes. A iniciativa, que conta com o apoio da Unesco, premiará com um investimento de R$ 50 mil os três melhores projetos. Outras informações podem ser obtidas no site www.cidadania-e.com.br ou por meio do telefone (61) 310-1900. (Valor Econômico, p. C18, 26/6)

Jornal A Tarde publica caderno sobre cidadania empresarial

O crescimento da responsabilidade social entre as instituições privadas baianas e sua influência no ambiente corporativo e profissional foi o tema central da edição de domingo do caderno Empregos e Mercado, do jornal A Tarde. A publicação mostra um panorama das atividades do terceiro setor na Bahia e constata um aumento no volume de investimentos na área. Algumas empresas, como Maxitel e Odebrecht, se destacam pela quantidade de recursos aplicados e pela maneira de conduzir das ações. A maioria das organizações investe em projetos de arte e educação. A atuação social também é apontada como um diferencial no caso dos profissionais. João Roncati, vice-presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), acredita que o exercício do voluntariado capacita o funcionário para o trabalho em equipe e estimula a criatividade. (A Tarde-BA, caderno Empregos e Mercado, 24/6 – Daniela Silva e Cassandra Barteló)

Projeto leva bibliotecas para áreas carentes do RJ

A favela do Dique, no Rio de Janeiro, foi a primeira a ganhar uma biblioteca pública. O projeto coordenado pelo escritor e diretor do Departamento Geral de Documentação e Informática Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Antônio Olinto, tem por objetivo a construção de mais 15 bibliotecas nas áreas pobres da cidade e pretende tornar a leitura mais popular. O acervo é de 1.500 livros, o mínimo exigido pela prefeitura que comprou cerca de 500 obras. O restante foi doado pela Fundação Abrinq e pela Biblioteca Nacional. Os próximos locais que serão beneficiados pelo projeto são a Rocinha e o morro do Borel. (Jornal do Brasil, p. 6 23/6 – Rodrigo Alves)

Lançada a segunda etapa da campanha Amigos da Esc ola

Amigos da Informática, a nova etapa da campanha Amigos da Escola, foi lançada pela Rede Globo. O objetivo desta fase do projeto é que cada escola beneficiada transforme sua sala em pólo de informática, possibilitando a ampliação de ensino e acesso ao computador a alunos da rede pública de ensino. Na etapa Amigos da Informática serão doados 100 computadores para as escolas que integram o projeto. (Estado de Minas, p. Cultura 9, 23/6)

Programas brasileiros chegam a Moçambique

O Alfabetização Solidária, o Bolsa-Escola e o Programa de Combate à Aids do Ministério da Saúde serão implantados em Moçambique este ano. Para manter o Bolsa-Escola, a ONG Missão Criança, entidade escolhida para executar o programa no país africano, conseguiu parceria com um grupo de empresários brasileiros negros, que assumiu o compromisso de financiar, por cinco anos, 100 bolsas-escolas, no valor de US$ 20 cada. (Gazeta Mercantil, p. DF 5, 25/6 – Isadora de Afrodite)

Instituto Ayrton Senna avalia município de Paracatu

Um diagnóstico realizado pelo Instituto Ayrton Senna no município de Paracatu-MG, constatou que 519 alunos segundo, terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental não sabem ler e escrever. Eles serão alfabetizados por meio de um programa especial desenvolvido pela prefeitura em parceria com outras instituições. A estimativa é que esses alunos sejam alfabetizados em até três meses. As aulas serão ministradas por professores municipais treinados para a ação. A coordenadora do programa de alfabetização, Valdete Pinheiro, disse que houve descaso com o problema. (Estado de Minas, p. 27, 23/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Orsa
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Ayrton Senna
  • Odebrecht
  • Rede Globo
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional