Terça-feira, 26 de março de 2002

Por: GIFE| Notícias| 26/03/2002

Prêmio Ayrton Senna é entregue em São Paulo

O Instituto Ayrton Senna entregou, no dia 21/3, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, em São Paulo. A premiação de R$ 180 mil, que objetiva incentivar a publicação de reportagens sobre a situação da criança e do adolescente, foi dividida em nove categorias. Pesquisa da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância constatou que o número de textos sobre infância e adolescência publicado nos jornais brasileiros cresceu 15% de 2000 para 2002. (Revista IstoÉ, p. 23, 27/3)

Fundação Maurício Sirotsky faz 15 anos

A Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) comemorou, no último sábado (23/3) 15 anos de existência. Nesse período, apoiou programas voltados para crianças e adolescentes. A atuação é nas áreas de apoio técnico e financeiro, mobilização da sociedade a favor dos jovens por meio da mídia, implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e cidadania empresarial, promovendo a responsabilidade social entre o empresariado gaúcho e catarinense. Primeiramente, a própria Fundação executava os projetos sociais. Hoje, apoiamos outras instituições. Essa especialização garante atendimento a mais pessoas com mais qualidade, diz o diretor-executivo da entidade, Léo Voigt. (Jornal de Santa Catarina, p.3B – 23 e 24/3, Diário Catarinense, p. 35 – 24/3)

Concurso estimula estudos literários na escola

Pelo quarto ano consecutivo, o projeto Viagem Nestlé Pela Literatura premiará as escolas de ensino médio, particulares e públicas, de todo o Brasil. Com inscrições abertas até o dia 30/4, a iniciativa envolverá alunos e professores em torno dos estudos literários. Nesta edição, as escolas deverão desenvolver uma reflexão a partir do tema Modernidade brasileira: um diálogo entre raízes e rupturas na arte e no desenvolvimento indust rial. Queremos que os jovens brasileiros sejam mais críticos e analíticos, pondera o gerente de Assuntos Corporativos da Nestlé Brasil, Francisco Garcia. (O Estado de S. Paulo, p. D-4, 22/3 – Adriana Del Ré)

Escola do Maguari ganha computadores

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Ruth dos Santos Almeida, em Belém, receberam nove computadores do projeto Amigos da Escola, uma parceria entre a Rede Globo e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Cerca de 1.500 alunos serão beneficiados. O Amigos da Escola já entregou 3.900 computadores em todo o País. (O Liberal-PA, p. Cidades 5, 22/3)

Dignidade social é questão de respeito ao ser humano

Com mais de meio século de existência e destaque nos setores sucroalcooleiro, adubos e fertilizantes, automobilístico e de transporte aéreo, o Grupo João Lyra acredita que as mudanças nas condições de trabalho devem decorrer das necessidades dos funcionários de suas empresas. Por isso, a instituição implementou projetos como o Dias Melhores, que beneficia os funcionários com refeições quentes para os trabalhadores rurais, complementação alimentar e transporte seguro. Além disso, o grupo também realiza projetos de preservação ambiental e recebeu o título de Empresa Amiga da Criança, pela Fundação Abrinq, por não utilizar mão-de-obra infantil e por ter assumido o compromisso de não se relacionar comercialmente com qualquer empresa que o faça. (Tribuna de Alagoas, p. 13, 20/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância
  • Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS)
  • Grupo João Lyra
  • Instituto Ayrton Senna
  • Nestlé
  • Rede Globo
  • Seara
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional