Terça-feira, 26 de novembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 26/11/2002

Prêmio Banco do Brasil

A Fundação Banco do Brasil, com apoio institucional da Unesco, lança amanhã, em São Paulo, a segunda edição do Prêmio Banco do Brasil de Tecnologia Social. A iniciativa tem como objetivo descobrir soluções voltadas para o desenvolvimento social e que possam ser aplicadas em escala junto a comunidades de baixa renda a partir de um processo de disseminação empreendido pela própria fundação. (Valor Econômico, p. B2, 26/11)

Ponta Grossa (PR) debate iniciativa social

Empresas, poder público e instituições de ensino que executam projetos sociais estarão reunidos hoje, em Ponta Grossa (PR), para a segunda edição do seminário Os Resultados da Iniciativa Social. O encontro é promovido pelo Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas. Além de palestras de profissionais especializados em responsabilidade social, os participantes poderão conhecer os projetos desenvolvidos por meio dos estandes montados. A organização espera reunir 250 pessoas. (Diário dos Campos-PR, p. 6, 26/11 )

Empresas devem definir suas metas sociais

O presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, acredita que os indicadores de responsabilidade social são uma revolução para os empresários brasileiros. “”Se as empresas adotarem políticas socialmente responsáveis teremos uma sociedade economicamente mais próspera e socialmente mais justa””, acredita. Segundo ele, as empresas socialmente responsáveis são mais lucrativas, crescem mais e são mais duradouras. “”Os índices de responsabilidade social entrarão nos critérios de negócios entre empresas e entre nações, tal como critérios de comércio internacional levam em consideração o fim do trabalho infantil””, afirma. (Diário dos Campos-PR, p. 6, 26/11 )

Doação dá direito a uma revisão

As concessionárias Volkswagen estão promovendo a campanha Revisão Solidária Volkswagen, que vai até o dia 15 de dezembro, com o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis em troca de revisão para os automóveis. Com apoio da Fundação Volkswagen, a campanha se compromete a repassar os alimentos doados para o Natal Sem Fome, da Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria. (A Tarde-BA, Auto e Moto, p. 5, 26/11)

Fábrica de dança

A Escola de Balé Vera Bublitz, em parceria com o Instituto C&A e a ONG Sociedade Artístico Cultural Educacional (Soarte), vem oferecendo a 50 meninos e meninas pobres de Porto Alegre (RS) a oportunidade de estudar a dança clássica. O objetivo do Projeto Fábrica de Dança é de recuperar crianças em situação de risco. Elas aprendem balé e estudam disciplinas complementares à escola regular como história, geografia e francês. Na semana passada, o projeto recebeu a visita da diretora de balé da Ópera de Paris, Claude Bessy. (Zero Hora, ZHComunidade, p. 6, 25/11)

Guia SOS Comunicação

O projeto Guia SOS Comunicação, selecionado no 1º Concurso da Rede Andi e promovido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância, foi lançado ontem, em Novo Hamburgo (RS). Produzido pela jornalista Rosina Duarte, por meio da Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar), o projeto tem apoio da Fundação Avina e da Save the Children (Suécia), além da parceria da Feevale e da Tomo Editorial. (Zero Hora, ZHComunidade, p. 6, 25/11)

Investimento social privado

Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o investimento do setor privado na área social supera o orçamento do fundo de combate à pobreza para 2003. Segundo o levantamento, as empresas investiram R$ 4,7 bilhões na área social em 2000. O orçamento do fundo para o próximo ano é de R$ 4,5 bilhões. O valor investido pelas empresas corresponde a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Nos Estados Unidos os investimentos privados na área social correspondem 0,1 do PIB. A maior parte dos recursos no Brasil (83%) é destinada à região Sudeste. Das empresas brasileiras, 59% fazem algum tipo de trabalho social, o que corresponde a 460 mil organizações, e 39% querem participar mais da redução das desigualdades social. (Zero Hora, ZHComunidade, p. 6, 25/11)

Cartões de Natal solidários

Pelo segundo ano, o Instituto Ronald McDonald venderá cartões natalinos com objetivo social. A idéia é destinar o dinheiro proveniente da comercialização dos produtos ao financiamento de projetos de instituições que tratam crianças e adolescente com câncer. O pacote com 12 cartões custa R$ 30. Quantidades superiores a 500 podem ser personalizadas com a logomarca de empresas. A compra pode ser feita pelo email [email protected]. (Zero Hora, ZHComunidade, p. 6, 25/11)

Empresas encaram seu papel social

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, nas regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste, entre os anos de 1999 e 2001, revela a característica de empreendedor social no perfil dos empresários modernos. O órgão pesquisou cerca de 1,8 mil empresas em cada uma das regiões. Os dados também demonstraram que, no Brasil, o envolvimento com ações do terceiro setor cresce conforme o porte da organização. Na região Sul, a segunda maior em registro de empresas, com 165 mil, 91% das grandes empresas consultadas realizam algum tipo de trabalho social. Apesar das micro, pequenas e médias empresas representarem 98% do total de empresas existentes no Brasil, as atividades de promoção social ainda são incipientes. (O Paraná, p.5, 24/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Feevale
  • Fundação Avina
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Volkswagen
  • Instituto C&A
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Instituto Ronald McDonald
  • Tomo Editorial
  • Volkswagen
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