Terça-feira, 28 de outubro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 28/10/2003

Fome Zero

O Grupo Pão de Açúcar é uma das empresas com destacada participação no apoio ao programa governamental Fome Zero. A organização participará da Expo Fome Zero 2004. O evento, marcado para fevereiro do próximo ano, em São Paulo, reunirá vários grupos empresariais e organizações não-governamentais empenhadas na promoção da cidadania e no combate à fome. (Meio Norte-PI, 28/10)

Empresas cidadãs

As empresas Sercomtel, Grande Londrina, Francovig, Copel, Iapar e Norpave são as vencedoras da edição 2003 do prêmio Balanço Social, promovido pela Câmara de Vereadores de Londrina. Responsáveis por ações e projetos que geram benefícios para a comunidade, as organizações serão reconhecidas com o Selo da Cidadania. A cerimônia de entrega da premiação está marcada para a próxima sexta-feira (31/10) na capital paranaense. (Folha de Londrina, 28/10)

Projeto Tamar é premiado em concurso internacional

O projeto de preservação de tartarugas marinhas Pró-Tamar foi a única iniciativa baiana congratulada pela sexta edição do Prêmio Empreendedor do Ano. O concurso, organizado mundialmente pela Ernst e Young, seleciona empresários ou dirigentes com destaque em diversos ramos de atividades, como responsabilidade social, serviços e tecnologia. O Tamar recebeu reconhecimento pela geração de empregos e pela participação na economia das comunidades onde está instalado. (Correio da Bahia; A Notícia, 26/10)

Abrinq

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência está com inscrições abertas, até 20 de janeiro de 2004, para o Prêmio Criança 2004 – Em Busca de Boas Iniciativas para a Criança Pequena. Podem concorrer empresas, pessoas físicas e organizações sociais com atuação na promoção e defesa dos direitos de crianças com idade entre 0 e 6 anos. A premiação pretende identificar iniciativas que abordem os temas saúde do bebê, da gestante e da criança, além de educação infantil, convivência familiar e convivência comunitária. As inscrições podem ser feitas no endereço www.fundabrinq.org.br. (Correio da Bahia, 26/10)

Solidariedade registrada em preto e branco

O cotidiano de solidariedade e responsabilidade social da Fundação CDL (Câmara de Dirigentes Logistas) de Recife foi o tema da série de fotografias que está em cartaz, até o próximo dia 7 de novembro, na Praça de Eventos do Shopping Center Recife. Registradas em preto e branco pelas lentes do fotógrafo Augusto Werner, a série conta com 20 fotografias de crianças no dia-a-dia da instituição. Atualmente, a Fundação CDL atende mais de 900 crianças e adolescentes socialmente desfavorecidos da capital pernambucana. Os jovens têm à disposição projetos educativos, atendimento médico, odontológico e acompanhamento psicológico estendido aos familiares. (Jornal do Commercio-PE, 26/10)

Compatibilidade de gênios

Como conseqüência do crescente interesse das empresas em desenvolver ações de responsabilidade social, parcerias entre corporações e organizações não-governamentais vêm se multiplicando. Um dos atalhos utilizados pelas empresas é se associar às ONGs com experiência em trabalhos comunitários. Para o Instituto C&A, braço social da rede varejista C&A, esse tipo de parceria significa desenvolver projetos em comum. A empresa apóia, há dez anos, a Cooperapic, uma rede de 80 ONGs que oferece assistência a crianças e adolescentes. Segundo o presidente do instituto, Paulo Castro, o investimento na ampliação e na modernização de entidades sociais é a melhor estratégia para a eficácia de programas sociais. (Revista Exame, 26/10)

Diretas

A Tigre anunciou para a próxima quinta-feira (30/10) o lançamento do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH). A entidade irá desenvolver ações de responsabilidade social e formação de cidadãos para o futuro. (Diário Catarinense, 26/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Copel
  • Ernst e Young
  • Francovig
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Infância e da Adolescência
  • Fundação CDL
  • Grande Londrina
  • Grupo Pão de Açúcar
  • Iapar
  • Instituto C&A
  • Instituto Carlos Roberto Hansen
  • Norpave
  • Sercomtel
  • Tigre
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional