Terça-feira, 29 de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 29/04/2003

Cada um, com o que é e o que tem, pode contribuir

Em artigo, o diretor-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Helio Mattar, afirma que o sucesso do Programa Fome Zero depende da participação da sociedade. Segundo ele, as maiores vítimas da fome no Brasil são as crianças. Mattar ressalta o papel do terceiro setor evidenciando que todos devem participara da corrente de solidariedade. Ele também reconhece que o governo Lula sabe da importância da participação popular no sucesso do programa. Os projetos da Fundação Abrinq como o Prefeito Amigo da Criança, que premia iniciativa sociais nos municípios, e o Programa Adotei um Sorriso, uma cartilha para combate à desnutrição, recebem destaque como iniciativas que podem dar inicio ao processo de mudanças. “”Cada um, com o que é e o que tem, pode contribuir com um objetivo que não é apenas do governo, mas da sociedade como um todo””, conclui Mattar. (Valor Econômico, 29/4)

As novidades do Prêmio Itaú-Unicef

Foi lançado ontem (28/4), em São Paulo, a quinta edição do Prêmio Itaú-Unicef 2003 – Educação & Participação, promovido pela Fundação Itaú Social e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com a coordenação do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação Cultura e Ação Comunitária). O objetivo é reconhecer e valorizar ONGs que promovam a eqüidade social e o respeito à diversidade por meio de uma educação integral. (O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil, Diário Catarinense, A Crítica-AM, 29/4)

Preocupação social

A revista eletrônica semanal responsabilidadesocia.com trata de questões sociais, com o intuito de conscientizar os leitores sobre a responsabilidade social. Além de notícias sobre temas e eventos sociais, artigos, entrevistas e charges, o site oferece experiências e projetos bem-sucedidos no setor. A revista não tem fins lucrativos e pretende gerar discussões e reflexões sobre o tema. (Correio Braziliense, 29/4)

Por uma educação de qualidade

Em artigo, o secretário de Educação e Cultura de Pernambuco, Mozart Neves Ramos, afirma que a situação da educação no Brasil é preocupante. Segundo ele, os dados extraídos do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico) afirmam que mais de 50% alunos da 4ª série do ensino fundamental estão com defasagem educacional. Diante do quadro, Ramos destaca a importância da iniciativa do governo do estado e dos municípios de Pernambuco em adotar o projeto Se Liga, em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Ramos também cita outras iniciativas e parcerias que estão mudando os rumos da educação. Dentre elas estão a recuperação física e pedagógica do Ginásio Pernambucano, uma parceria entre a Fundação José Carvalho, Chesf, Vitae e Secretaria de Educação do Estado, no município de Jatobá e o Projeto 5S de Qualidade, promovido pelas Baterias Moura. (Jornal do Commercio-PE, 29/4)

Educação

Reunidos em Brasília na última quinta-feira (24/4), representantes de 47 municípios de 24 estados participantes do Programa Escola Campeã, uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Banco do Brasil, receberam um diagnóstico da situação educacional de suas regiões e do desempenho dos alunos. De acordo com o estudo, 98% dos municípios avançaram em diversos indicadores de gestão e todos os municípios já contam com um plano anual de trabalho assinado pelo prefeito e distribuído aos diretores das escolas. (O Estado do Maranhão, 29/4)

Responsabilidade social no varejo

Acaba de ser lançado pela Fundação Getúlio Vargas o 1º Prêmio de Responsabilidade Social no Varejo. A idéia é reconhecer e estimular programas e ações de caráter social desenvolvidas por empresas e entidades do setor varejista. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho. (O Globo, 29/4)

Ensino solidário

A Fundação Banco do Brasil renovou convênios com a Associação de Idosos de Cariacica, Associação de Idosos de Viana e com a Fundação Educacional Monte Belo para abertura de novos núcleos de alfabetização em Vitória. Em maio, mais 30 educadores serão capacitados. (A Gazeta, 29/4)

Empresários do PR recebem a cartilha do Fome Zero

Foi apresentado ontem, em Curitiba, o manual Como as empresas podem apoiar e participar do combate à fome, elaborado pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social. O assessor especial da Presidência da República, Oded Grajew, participou do evento e pediu apoio dos empresários para que o programa alcance seus objetivos. (Gazeta do Povo, Folha de Londrina, 26/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Baterias Moura
  • Chesf
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação José Carvalho
  • Instituto Akatu
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos
  • Vitae
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional