Terça-feira, 29 de janeiro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 29/01/2002

Custos e ganhos da responsabilidade social

Em artigo, Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e presidente do Conselho de Administração da Fundação Abrinq, afirma que a responsabilidade social empresarial é a gestão da empresa baseada em princípios e valores, expressos formalmente em seu código de ética e que devem nortear todas as suas relações, planos, programas e decisões. O articulista lembra que as pessoas reagem na maioria das vezes pela forma como são tratadas. Na medida que a empresa depende cada vez mais do apoio de diversos públicos, a responsabilidade social é retribuída com o engajamento dos funcionários, a preferência dos consumidores e dos investidores e o reconhecimento da comunidade. Inúmeras pesquisas comprovam que as empresas éticas são em média mais bem sucedidas e mais duradouras. Mas uma empresa que pretende adotar uma gestão socialmente responsável atraída, com justa razão, pela perspectiva do sucesso deve estar preparada a arcar com os custos que muitas vezes devem ser assumidos por posturas éticas. As perdas de curto prazo devem ser encaradas como investimentos que trarão retorno a médio e longo prazo. Grajew afirma ainda que pelo imenso poder do setor empresarial, a responsabilidade social das empresas possui um grande poder de transformação social desde que assumida de forma séria, realista, coerente e consistente. (Valor Econômico, p. B2, 29/1)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
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